terça-feira, 17 de março de 2009

07 Idéias para uma vida sem estresse

Se para alguns a rotina anda tão agitada que falta tempo para almoçar ou quanto mais para um programinha relaxante, confira 07 idéias para uma vida sem estresse. São algumas das 52 dicas bem simples, sugeridas pela jornalista Elizabeth Wilson em seu livro "Sua Vida à Prova de Estresse", da Editora Globo.

1) - Mantenha a leveza na vida amorosa: descubra do que seu parceiro(a) precisa e mãos à obra. Surpreenda com frequência. Sonhem juntos, toquem-se. Há muito tempo ouço uma sábia frase: "Sem toque a gente morre...".

2) - Presenteie-se com um dia feliz: caso a sua situação esteja crítica, tire um dia para restaurar-se antes de sucumbir ao estresse. Alongue-se ao acordar e tome um bom café da manhã com frutas. Almoce um prato bem colorido, assista seu filme favorito (mas não vale ficar ligado na TV o tempo todo) e leia antes de dormir.

3) - Não caia na armadilha da perfeição: no mundo complexo em que vivemos, cheio de papéis a desempenhar, não há como ser perfeito em tudo. É preciso fazer escolhas.

4) - Aceite o troco: e, cada escolha tem seu preço. Estar consciente de que o estresse é fruto de algumas decisões, deixa tudo mais aceitável. Seja o que for, saberá que embora difícil, tal cansaço valerá a pena, caso tenha que enfrentá-lo.

5) - Reserve momentos de relaxamento: faça mini-paradas ao longo do dia para alongar-se, tomar um chá, um refresco ou apenas sonhar com algo que o faça feliz. Pratique diariamente 15 minutos de relaxamento ativo como ouvir música, fazer exercícios, caminhada ou dançar e, três horas por semana, dedique-se à alguma atividade que curta muito, sem ligação com deveres e prazos.

6) - Tenha um plano B: um projeto alternativo pode aliviar a insegurança quanto ao futuro. Se o seu emprego é instável, planeje o que fará se for demitido. Se a sua saúde não está boa, vá ao médico, encontre meios para financiar sua vida no caso de doença. A soma ideal de um "fundo para o caso de..." equivale a oito meses de despesa, geralmente.

7) - Faça uma faxina em casa: livre-se das tralhas e da culpa de não caber mais naquelas roupas ou de não fazer um jantar fabuloso com todos aqueles livros de receitas ou de ter gastado o que não podia em um enfeite. Se um objeto não for útil ou lindo, se desfaça dele, doe.

Dê-se o direito de curtir um momento com seu amor, sua família, algo que goste, e, sem culpa. O importante é que você recarregue as baterias, mantenha o controle, descanse e deixe a imaginação correr (livre, leve e solta).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rô,

Muito boa sua sugestão.
Ainda não li o livro, mas ele deve ser muito interessante para as pessoas que têm o estress como companheiro.

Beijos,

Kathiúscia.