quarta-feira, 11 de março de 2009

Festival da Cultura Irlandesa - 17 a 27 de março de 2009


O Festival Cara Irlanda, trará para São Paulo uma série de eventos sobre literatura, música, teatro, dança, gastronomia, turismo e educação, além de palestras sobre o gaélico - língua oficial do país - e manifestações culturais celtas brindadas com o autêntico irish coffee (bebida típica feita com café, creme de chantili e um terço de uísque) .

A livraria Cultura da Avenida Paulista servirá de sede para palestras e workshops gratuitos até o dia 23. E a escolha do local não é mera obra do acaso, pois a literatura irlandesa coleciona os títulos de quatro prêmios Nobel (William Butler Yeats, George Bernard Shaw, Samuel Beckett e Seamus Heaney), além do inconfundível James Joyce. CDs e DVDs de música e de filmes irlandeses também ganharão espaço de destaque nas prateleiras em meio aos consagrados U2, Enya e The Corrs.
Fazendo coro à programação musical, os grupos Merrow, Dundalk, U2 Tribute com Claudio Crow & The Drunken Bards Project promoverão shows no dia 22, a partir das 12h, no Memorial do Imigrante. Paralelamente, será exibida a mostra Irlanda: Imagens e Palavras na galeria do Conjunto Nacional, com fotos de várias regiões do país, e workshops sobre mitologia celta, música e dança irlandesa.

Para as crianças, a tarde do dia 21 será reservada para a leitura de histórias de Jonathan Swift (autor de As Viagens de Gulliver) e Eoin Colfer, com o seu universo de fadas hi tech. Outro destaque são as palestras sobre estudos e oportunidades de emprego no país. Questões como necessidade de visto, permissão para trabalho e intercâmbio serão abordados durante o workshop, que ainda sorteará cursos de inglês entre os participantes.

A gastronomia irlandesa marcará presença no festival por meio de cursos e degustações. O irish coffee integrará os cardápios de várias cafeterias e a famosa Guinness promete ser a vedete nas degustações de cervejas promovidas pelos pubs Drake''s, O´Malleys e pelo restaurante Mulligan.
No site www.irishinstitute.com.br/cara1.html você confere a programação completa do Festival Cara Irlanda.

Nenhum comentário: