sexta-feira, 13 de março de 2009

As Boas Mulheres da China


Aproveitando ainda o mês da Mulheres, gostaria de sugerir o livro "As Boas Mulheres da China", Companhia das Letras. Trata-se de uma reportagem reveladora sobre a condição de vida das mulheres na China moderna.

A jornalista chinesa Xinran, no período de 1989 a 1997, entrevistou mulheres chinesas de diferentes idades e condições sociais em seu programa de rádio "Palavras na Brisa Noturna". Com cuidado, coragem e paciência, conseguiu espaço para questões que poucos ousavam discutir na China. Recebeu como resposta a participação entusiasmada de mulheres de todos os cantos do país, que lhe enviaram cartas e depoimentos em que relatavam questões de vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo.

Neste livro revelador, escrito após a autora deixar a China e mudar-se para Londres, estão relatos tocantes e dramáticos, incluindo aqueles barrados pela censura de Pequim e que nunca foram transmitidos pelo rádio. De questões ingênuas como a mulher que pergunta por que seu coração bate mais forte quando ela vê um mesmo homem à histórias dramáticas de humilhação, abandono, estupros, casamentos forçados, desilusões amorosas, miséria e preconceito, a autora oferece um olhar firme e ao mesmo tempo delicado sobre as vidas secretas das mulheres da China, suas angústias, anseios e esperanças.

Nenhum comentário: