segunda-feira, 9 de março de 2009

Barbie completa 50 anos e ganha exposição em São Paulo

Barbie foi criada e apresentada ao mundo em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da fábrica de brinquedos Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, cujo apelido era Barbie, gostava de brincar com bonecas de papel, que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima de uma adolescente. Quando foi lançada, foi definida como a "modelo teenager vestida na última moda".

Ela foi lançada no Brasil em 1982 pela Estrela. Tornou-se a senhora mais "enxuta" da história das bonecas e faz aniversário nesta segunda-feira. Barbie, 50, corpinho de 20, comemora hoje cinco décadas desde sua estréia para o público com a inauguração de uma exposição em São Paulo.

O colecionador e curador do chamado "Museu Encantando da Barbie", Carlos Keffer, fala sobre a exposição e conta algumas curiosidades sobre a boneca. Ele relata, por exemplo, que a cada dois segundos uma Barbie é vendida no mundo e que se todas ficassem de mãos dadas, seria possível dar sete voltas no planeta Terra.

A Exposição conta com cerca de 500 bonecas do acervo do colecionador Carlos Keffer que retratam a evolução da linha. Elas estarão dividas em sete salas. Os visitantes também terão a oportunidade de assistir a palestras e filmes. Entre as bonecas mais curiosas, o público poderá conhecer a primeira Barbie, fabricada em 1959 (com um maiô listrado em preto e branco).

"Museu Encantado da Barbie": de 10/3 a 31/7. De terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 18h, no Shopping Cidade Jardim, localizado à Av. Magalhães de Castro, 12000 e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails