quinta-feira, 26 de março de 2009

Lançamento, "O Melhor do Comidinhas"


Ale Blanco e eu (a lembrancinha oferecida por ela foram doces de São José, da padaria Big Bread, que ganharam um capítulo especial no livro)

Não pude deixar de comparecer ao lançamento do livro da blogueira Ale Blanco, do "Comidinhas", realizado ontem a noite na Livraria Saraiva do Shop. Higienópolis. Afinal, o blog do Comidinhas foi uma de minhas maiores inspirações para iniciar o "Emporium de Idéias" que está para completar oito meses. Alessandra Blanco tem 36 anos e é jornalista. Trabalhou na Folha de São Paulo, onde foi repórter, editora da Revista da Folha e correspondente do jornal em Nova York. Foi repórter também da revista Capricho, da editora Abril. Há nove anos se dedica à internet e atualmente é diretora-adjunta de conteúdo do portal IG.
A autora, chegou antes do horário previsto. Quando percebi, não pude acreditar: parecia uma menina, "récem-saída" da adolescência, pensei (e comentei com ela depois). Fiquei observando até constatar que era ela mesma. Aproximei, me apresentei e ela transbordava uma simpatia e calma muito raras por aí, principalmente em dias de eventos tão especiais.

Fiz uma rápida entrevista - afinal queria saber a origem de tamanha "experiência gastronômica" e bom gosto; falei de sua influência na criação de meu blog e fiquei estupefata quando ela se ofereceu para fazer a dedicatória em meu livro antes do horário estipulado da "noite de autógrafos" quando comentei que teria de retornar à faculdade antes das 22h para apresentação de um trabalho. Acho que fui a primeira a receber tanta atenção...

Ela começou há três anos atrás, a escrever seu blog sobre comida, (http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/) após passar um tempo na Itália quando constatou definitivamente que gostaria de contar suas experiências com a cozinha dentro e fora de casa. Em 2007, seu blog foi indicado para concorrer na categoria "melhor blog em português" no Best of Blogs, um dos mais importantes concursos de blogueiros do mundo. Neste ano, o Comidinhas virou "TV", com um programa em vídeo, também na internet.

O livro é simplesmente uma delícia de ler! Comecei a "degustação" ontem mesmo e já estou quase no fim (são 225 pgs). É bem elaborado, com fotos, gravuras, a "História de cada um dos locais visitados" - e com endereços. Ale Blanco, como é conhecida, tem uma fala única: clara, entendível, ligth, e desvenda tantos lugares fabulosos "escondidos" não apenas no mundo em cidades como Paris, Toscana, Nova York,... mas no Brasil, em vários estados e bairros como Paraíso, V. das Merces, Santana, Itaim Bibi, Jardins, enfim, como ela mesma diz: "são achados, lugares (quase) secretos mesmo". Ela não mede esforços: pega o carro, a bicicleta, o avião, o telefone, ou o que for preciso para desvendar sua curiosidade e ao que parece, sempre surpeende com suas preciosas conquistas.

Parabéns Ale, você já é um sucesso!

3 comentários:

Edu Surfing disse...

show msm. mas uma curiosidade. O q tinha dentro daqueles pacotinhos? kkk
flw

Edu Surfing disse...

show msm. mas uma curiosidade. O q tinha dentro daqueles pacotinhos? kkk
flw

Carlos Gomes disse...

Rsrs...tbm pergunto a mesma coisa. Parece aquele saquinho do Dr. Chapatin...rsrs. E como é bonita a Ale Blanco. Bj.