quinta-feira, 5 de maio de 2011

Keukenhof, o Maior Jardim do Mundo

Um dos parques mais lindos da Europa tem 180 anos e só abre durante dois meses por ano para mostrar diversos tipos de flores entre elas, as tulipas. Localizado na Holanda, Keukenhof (Jardim da Cozinha) é considerado o maior jardim de flores do mundo.

O maior jardim do mundo abre apenas dois meses por ano durante a primavera europeia. Oitocentos mil visitantes podem apreciar seus lagos ornamentais, alamedas entre árvores seculares e, principalmente, seu maior espetáculo, os canteiros de flores. Por apenas 30 jardineiro, sete milhões de flores de bulbos, mais da metade tulipas, são plantadas a partir de agosto.

O jardim permanece em Lisse desde 1949. Antes a principal ideia era montar uma exposição de flores onde os produtores holandeses e europeus pudessem mostrar suas criações hibridas e também ajudar a Holanda na exportação de flores, que é considerado o maior do mundo nesse ramo.

As tulipas são as flores símbolo da Holanda, mas não são nativas da região. Elas vieram da Turquia, e só chegaram aos Países Baixos pelas mãos dos botânicos holandeses em 1560. O nome vem do turco ‘turband’, que quer dizer turbante, por causa da forma do botão.


O responsável pelos desenhos dos quase cinco mil canteiros de Keukenhof é o holandês Jasper van der Zon. Durante um ano ele planeja no computador a renovação das formas e das cores. A partir dos projetos, encomenda as flores dos melhores produtores da Holanda, com mil variedades de tulipas diferentes.


Outra atração do parque é o charme de um moinho de 180 anos, de onde sai o barco para um passeio de uma hora. Com motor elétrico e silencioso preservam os canais, patrimônio histórico da Holanda. O barco desliza entre as lavouras amarelas de narcisos, e passa por homens colhendo tulipas que no dia seguinte estarão em toda Europa ou em dois dias, até no Brasil.


O parque têm uma exposição permanente de flores e a maior coleção de tulipas do mundo, em 600 variedades diferentes. Um dos tapetes têm preferencialmente tulipas crespas, que são muito raras, como uma chamada de ‘parrot’, com 20 centímetros de diâmetro, outras com bordas que parecem cristais de gelo, e outras tulipas que lembram plantas carnívoras ou com pontas exibidas - enfim, um paraíso aqui na terra.

Nenhum comentário: