O jardim permanece em Lisse desde 1949. Antes a principal ideia era montar uma exposição de flores onde os produtores holandeses e europeus pudessem mostrar suas criações hibridas e também ajudar a Holanda na exportação de flores, que é considerado o maior do mundo nesse ramo.
As tulipas são as flores símbolo da Holanda, mas não são nativas da região. Elas vieram da Turquia, e só chegaram aos Países Baixos pelas mãos dos botânicos holandeses em 1560. O nome vem do turco ‘turband’, que quer dizer turbante, por causa da forma do botão.
O responsável pelos desenhos dos quase cinco mil canteiros de Keukenhof é o holandês Jasper van der Zon. Durante um ano ele planeja no computador a renovação das formas e das cores. A partir dos projetos, encomenda as flores dos melhores produtores da Holanda, com mil variedades de tulipas diferentes.
Outra atração do parque é o charme de um moinho de 180 anos, de onde sai o barco para um passeio de uma hora. Com motor elétrico e silencioso preservam os canais, patrimônio histórico da Holanda. O barco desliza entre as lavouras amarelas de narcisos, e passa por homens colhendo tulipas que no dia seguinte estarão em toda Europa ou em dois dias, até no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário