terça-feira, 10 de maio de 2011

Cuscuz à Italiana

Esta semana tive a oportunidade de assistir o Dia Dia com Daniel Bork, na Band às 10h e fiquei alucinada com o cuscuz ensinado pelo chef Álvaro Rodrigues. Motivo? Curto muito mais pratos que levam vegetais, e no caso, a receita leva além dos temperos básicos como alho, cebola, ervas,... berinjela - uma de minhas grandes delícias e paixões na cozinha. E combina direitinho com o slogan proferido por eles: "Mexeu, tá pronto!". A receita é bem simples, prática, inclusive para iniciantes, eu diria. Vamos lá:


Cuscuz:
- 75ml de azeite extra virgem;
- 3 dentes de alho socados;
- 1 cebola grande bem picada;
- 2 tomates pelados, sem sementes e picados;
- 1 envelope de caldo de legumes em pó;
- 1 folha de louro;
- 2 berinjelas grandes com casca e cortadas em cubos médios;
- 100g de azeitonas verdes em rodelas ou picadas;
- 400g de linguiça calabresa curada picada e escaldada;
- 500ml de caldo de legumes;
- sal a gosto;
- molho de pimenta a gosto;
- temperos a gosto;
- 350g de farinha de milho amarela em flocos hidratada com água;
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde fresco bem picado;
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de manjericão;


Decoração no fundo da forma:

- 1 tomate em rodelas finas, folhas frescas de manjericão berinjelas cozidas em formato de palito, calabresa escaldadas em formato de palito, ramos de alecrim.

Modo de preparo:
Em uma panela grande aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte os tomates, o caldo em pó, a folha de louro, os cubos de berinjela e dê uma boa refogada. Em seguida agregue as azeitonas, a linguiça calabresa e ferva por 3 minutos.



Junte o caldo de legumes e ao abrir fervura, retifique os temperos e mantenha a panela em fogo baixo. Em uma bacia grande coloque a farinha de milho, regue-a delicadamente com água fervente e esfarele com a palma das mãos até que a farinha esteja levemente úmida.



Em seguida agregue conchas do molho italiano sobre a farinha de milho hidratada e envolva com colher até que esteja na textura de cuscuz (mais úmido ou mais seco). Distribua a massa dentro da forma untada com azeite e decorada, comprima bem com auxílio de uma colher de cozinha e deixe descansar por 30 minutos.


Desenforme e decore a gosto.


Chef Álvaro Rodrigues
www.alvarorodrigues.com.br



Ah, gostei também de uma frase mencionada pelo Daniel durante o programa: "Quem compartilha uma receita, compartilha carinho". Simples assim...

Nenhum comentário: