terça-feira, 3 de maio de 2011

Comida de Buteco

Começa a 12ª edição do festival Comida di Buteco e produtos do Norte de Minas dão sabor aos pratos do evento gastronômico. Trata-se do evento mais esperado do calendário gastronômico de Belo Horizonte (minha linda terra natal....).

Depois de valorizar nas edições anteriores o torresmo (2008), as verduras (2009) e o jiló (2010), o evento mantém seu foco na riqueza alimentar mineira, desta vez direcionado para o Norte do estado, representado por ingredientes como carne de sol, requeijão escuro e cagaita.
“Temos de fugir do básico e incentivar a criatividade e o resgate”, afirma Eduardo Maya, um dos organizadores do evento. Veja quais os ingredientes selecionados para o festival. Além da carne de sol, do requeijão escuro e da cagaita, cada um dos petiscos que representam os bares este ano no concurso deverá conter feijão andu, peixes do Rio São Francisco (como surubim), manteiga de garrafa, rapadura, pequi (fresco, congelado, em conserva, licor, farinha ou castanha) siriguela, buriti ou flor de coentro. Entre todos esses ingredientes, a cagaita e o buriti, frutas típicas da região, são os únicos que não foram adotados por nenhum dos participantes.


O resumo dessa ópera é Montes Claros e criamos o tema tendo em mente um prato. Além das carnes, pensei nos molhos por causa das frutas, na consistência pelo requeijão, no aroma pela flor de coentro, na caramelização pela rapadura e elegi um sabor bem típico, no caso, o pequi”, explica Eduardo Maya.


Ao mesmo tempo Este ano, o Comida di Buteco será realizado simultaneamente em outras 14 cidades: Belém, Manaus (que tem bar flutuante no Rio Negro), Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Ipatinga, Juiz de Fora, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. “O impacto é muito maior quando fazemos tudo ao mesmo tempo. Descobrimos que há um vácuo de eventos nessa época no país. Agora só falta o Sul”, diz Eduardo Maya. Ano que vem, o evento ganhará edição em São Paulo. Como ano passado, o Circuito Arte e Cultura será realizado em nove bares, um em cada regional da cidade e contará com diversos shows, exposições fotográficas e uma apresentação de dança.
A corrida dos 41 bares pelas melhores colocações nos quesitos tira-gosto, atendimento, higiene e temperatura da cerveja segue até 15 de maio. Confira aqui quais são os 41 pratos!

www.comidadibuteco.com.br

Nenhum comentário: