quinta-feira, 2 de abril de 2009

Origem da Aliança de Casamento

Às vezes estamos tão acostumados com as práticas do dia a dia, que deixamos passar desapercebidas muitas práticas comuns, como por exemplo, a origem da aliança de casamento tão "normal" na vida de todos.

Se você desconhecia sua origem, saiba que os gregos foram os responsáveis por tornar uma tradição ocidental do uso do anel na mão esquerda, embora os hindus tenham sido os primeiros a usar uma aliança de casamento.

No ano 3 a.C., os egípcios já usavam aliança quando seu território foi dominado por Alexandre, que levou o hábito para a Grécia. Foram os gregos que, então, passaram a usar a aliança matrimonial na mão esquerda, com o nome de diatheke (relação mútua).


Aliança é o mesmo que acôrdo, união, pacto. Os romanos adotaram a prática ao conquistar a Grécia e, com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se obrigatório para os que se casavam na Igreja durante o papado de Nicolau I, em 860 d.C.

A moda "pegou" e continua até hoje em praticamente todas as culturas. E cá entre nós, existem tantos modelos tão bonitos e irresistíveis por aí, não é?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Rose!
Descobri sem querer seu blog e confesso estar adorando, qts fotos lindas e histórias fantásticas, vc tem o dom de escrever sobre coisas simples que encantam.Me emocionei qd falou do seu pai, como ele partiu numa época de renascimento.Adorei as fotos de casamento, vestidos, acessórios, enfim tudo muito lindo. Bem, estou encantada com seu blog e vou adicioná-lo em meus favoritos.Parabéns pelo blog e por ser simples como eu.
Ahhh, falando em aliança de casamento, vc sabia que temos na mão esquerda uma artéria anelar que vai direto ao coração!? Acho que é artéria, não sei bem...o certo é que é por isso que usamos uma aliança no dedo anelar por representar o maior de todos os sentimentos...o amor...guardado em nosso coração até que a morte nos separe, aliás se o amor for verdadeiro nem a morte separa levamos para outra vida.
Um beijo pra vc e tudo de bom!
Fique com Deus!
Adriana.