sexta-feira, 3 de abril de 2009

Etiqueta, a Arte de Receber Amigos

"Dê aquilo que tem. Para alguns poderá ser melhor do que você possa imaginar." Henry Wodsworth Longfellow

Como é gostoso a troca de experiências, pois agregam à nossas vidas conceitos inovadores que proporcionam muito mais prazer no dia a dia, pra variar - corrido. Tudo que fizermos em favor do próximo, trará um toque especial em nossas vidas.

Encontros sempre serão bem-vindos, conversas gostosas acompanhadas de comeretes, beberetes, petiscos, ou simplesmente um chá, um café, desde que num ambiente aconchegante, preparado por algum amigo, conhecido ou parente que apreciamos ou com quem convivemos.

Hoje de manhã, participei de um curso sobre Etiqueta, A Arte de Receber Amigos, pessoas queridas, e me encantei. Às vezes achamos que já sabemos tudo, devido aos anos de experiências acumuladas, outros cursos, mas, que nada! A cada dia que passa, as coisas mudam, se renovam e nos surpreendem. De tempos em tempos, surpresas das mais variadas nos visitam e contagiam...

A consultora Solange, do Viver Casa & Gourmet (anote o site pois certamente precisará), http://www.vivercasaegourmet.com.br/ nos demonstrou hoje com muita simpatia e leveza, idéias novas, práticas e criativas; dicas incríveis sobre os vários serviços "domésticos", tanto os formais, quanto os informais (à americana, à inglesa, à francesa, à brasileira...). Ensinou a deixar o ambiente mais gostoso, a combinar louças, copos, talheres, apetrechos dos mais diversos, desde à entrada num encontro, aos "finalmente", o cafézinho.
Durante o curso, "me peguei " pensando que antigamente, uma mulher que sabia cozinhar bem tinha mais chances de conservar seu casamento. Mas há muito tempo que as mulheres não contam mais com seus talentos culinários para ter sucesso. Hoje, a cozinha está mais ligada à arte de viver bem. É praticada em ocasiões especiais e, nesse ambiente, convém dizer que até os homens não hesitam em participar ativamente da "Gastronomia", tão em alta.

As opções são imensas. Desde o mais simples ao mais elaborado, com requinte. Cardápios variados com toalhas bonitas, flores, frutas no centro das mesas, louças diferentes, aparatos para valorizar tudo que há de bom para deixar a conversa rolar. Não importa o que você tem pra oferecer, mesmo a simplicidade desde que haja amor, você pode proporcionar conforto a seus convidados no inverno, verão, primavera, outono (se apropriando das belezas e sugestões de cada estação) ainda mais numa cidade tão grande quanto São Paulo.

É óbvio que receber pessoas, sair da rotina vai exigir energias, paciência e tempo, principalmente com o acréscimo das novas amizades às que já duram há um bom tempo na sua caminhada e exigem longas horas e meses de cultivo, de bondade, de compaixão e disponibilidade para ouvir. É lamentável, mas a correria nas grandes cidades afasta esta idéia de maior aproximação devido o cansaço e a falta de tempo.
Vale tudo! Não nos esqueçamos que cada vez mais contamos com dicas e conselhos para nossos almoços, churrascos, jantares, um lanche, uma pizza, reuniões, não importa quantos são, ocasiões não faltam para recebermos a sogrinha, o sogrão, mamãe, sobrinhos com o namorado novo, os irmãos, os amigos de sempre, do trabalho, enfim, tudo é motivo de festa. E a nossa intenção é agradar... sempre!

Eu e meu marido sempre tivemos o hábito de cultivar as amizades. Desde o início, priorizamos nossos finais de semana para encontros: Igreja, familiares, amigos (e novos amigos). Gostamos muito de receber e de aceitar convites. Sempre brincamos que nosso lema é: "conosco, é só marcar...", tudo é motivo para uma "reuniãozinha".

Para os recém-casados, um aviso: É um erro achar que depois do casamento, quando os últimos grãos de arroz foram lançados, o impecável fraque do noivo juntou-se ao lindo vestido de noiva no armário que a festa acabou. Nããããooo! Pelo contrário, a grande aventura da vida a dois está só começando.

Voltando ao "curso", você tem "N" opções para reunir pessoas: celebrar a vida, trocar idéias, experiências, ajuda mútua. E não funciona aquela famosa frase: "vamos agendar algo" ou "precisamos marcar...". Não dará certo, pois tempo nunca sobra, então você tem mesmo que se preparar e agendar estes momentos.

Lembre-se: pode ser um churrasco, almoço, jantar, uma pizza, uma feijoada, alguns petiscos, um café da manhã.... Não há limites para desfrutar e relaxar desses momentos tão preciosos.

Estratégia, criatividade e paciência são receitas que dão certo! Se você quiser ... você deverá lutar contra séculos de hábitos e costumes bem enraizados... ainda mais hoje, que praticamente todas as mulheres trabalham fora de casa.
Expanda seus horizontes. Saia da rotina de sempre passar o tempo em situações muito conhecidas. Você poderá descobrir diamantes magníficos de amizade... bem no seu quintal.

Um comentário:

Unknown disse...

Adoro encontrar minhas mesas na web.
Aquela mesa com rosas no centro fui eu quem fez.
Ótimo post, bj