terça-feira, 7 de abril de 2009

O Valor de um abraço...


Quem é que não gosta de um abraço gostoso, cheio de afeto, carinho, sinceridade...? Pois fiquem sabendo que ele não é apenas um poderoso estimulante do bem-estar. O valor de um abraço vai além disso, sendo um importante e benéfico elemento à saúde. Além de trazer harmonia e felicidade, esse contato delicioso protege o organismo, alivia tensões e até retarda o envelhecimento.

Segundo os especialistas você precisa de vários abraços por dia. Estudos realizados pelo departamento de psiquiatria da Universidade de Carolina do Norte, nos EUA, afirmam que abraçar tem relação direta com a qualidade de vida. Isso porque, quando fazemos essa troca mútua de calor e afeto, uma série de hormônios em nosso organismo são estimulados, como a seretonina e a dopamina, deixando o nível de cortisol, a substância causadora do stress, lá embaixo. Além disso, pressão sangüínea diminui e os batimentos cardíacos desaceleram, protegendo a saúde das doenças cardiovasculares.

Estudos tem comprovado que uma vida regada a bons sentimentos e toques de carinho tem muito mais chances de ser duradoura, podendo prevenir até mesmo o câncer. Os especialistas da Terapia do Abraço também garantem que as formas com que esse contato é feito têm efeitos diferenciados. Um abraço em trio, por exemplo, principalmente se você estiver no meio, dá a sensação de segurança, enquanto um aperto gostoso em seu animalzinho de estimação ajuda a afastar a timidez e a levantar a auto-estima.

Funciona de verdade. E então, que tal começar a praticar agora mesmo? Não precisa de momentos específicos ou datas especiais para começar; pratique a qualquer hora e em qualquer lugar. Agindo dessa maneira, você não estará apenas se doando para o outro com bons sentimentos e energias, mas também ajudando a levantar o seu astral e a aumentar sua longevidade, e, com leveza.

Nenhum comentário: