sábado, 25 de abril de 2009

Especial, Recém-casados - "O Amor é Lindo"

"... Deixará o homem o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher e os dois se tornam uma só carne (uma só pessoa)". Gênesis 2:24
A partir do "Enfim, Sós!" tem início uma nova família, conforme mostra o versículo bíblico acima, desde o início do mundo. A partir de agora, que "juntaram as escôvas de dentes", é que surgirão as adaptações, pois cada um trouxe sua herança familiar e colidirão suas vontades para fazer nascer uma nova família. Os assuntos e responsabilidades são diversos: finanças, administração e cuidado da casa (e do lar), vida sexual, planejamento se terão ou não filhos, relacionamentos com os sogros, famíliares, amigos em comum e as diversas atividades sociais, que surgirão, naturalmente.

É inacreditável, mas algumas "briguinhas" surgirão e se não tratadas, complicarão a relação. Psicólogos do mundo inteiro, concordam que o primeiro ano do casamento na vida do homem e da mulher é bastante complexo. Mesmo quando o casal namora há muito tempo, os hábitos e manias de um podem entrar em choque com os do outro e ambos se deparam com dificuldades que antes não existiam.

Homens e mulheres vivem uma fase difícil quando tem que se adaptar ao novo lar e a convivência com o cônjuge. Alguns, não gostam de "dar o braço a torcer" e ficam "alimentando" discussões que não levam à nada; apenas à mágoas, ressentimentos, complexos, que se não tratados, se transformarão em feridas profundas.

Costumo assistir, sempre que posso "Coisas de Mulher" aos sábados, na Record News. Ele é gravado ao vivo em Londres de manhã e transmitido no Brasil às 16h. Assisti o programa com o tema "Manual dos Recém-Casados" e foi ótimo. Iniciou com as apresentadoras (são 04) falando sobre as suas experiências pessoais: Moti, que é sul-africana e se casou com um português e Cris, portuguesa casada com brasileiro, tiveram que adaptar-se às diferenças culturais. Line não sabia cozinhar e Vivi contou que era muito ciumenta e possessiva.

As telespectadoras mandaram mensagens dizendo que saber respeitar o parceiro, ceder e pensar sempre no outro são importantes para um bom relacionamento. "Se você não está contente com uma situação, precisa fazer algo para mudá-la ao invés de ficar exigindo que ele mude", disse Line; e Moti acrescentou: "A única pessoa que você controla é a si mesmo, não temos como controlar o outro". Perdão também é fundamental e permite o recomeço, sempre que necessário.

As dicas do programa foram: ajuste-se ao outro, controle os impulsos e perdoe, não deixe que o trabalho atrapalhe a relação, não seja possessiva, evitem discussões desnecessárias e por fim, considere o diálogo como questão fundamental para a boa relação.
Se a cada discussão ou desentendimento que enfrentarem (geralmente por coisas bobas) o casal parar, analisar, confrontar e perdoar, mudar a postura, ser flexível - sempre uma das partes tem que ceder (cada um terá a sua vez) o amadurecimento vai chegando e com o tempo vocês darão risadas de situações do passado que pareciam intoleráveis.
Sejam muuuuiiitttoo amigos, cúmplices e cada um deseje a felicidade do outro, e não a sua. Com o tempo, tirará de letra os pequenos desentendimentos. Portanto, tenham boas conversas sempre que for preciso e, protejam seu casamento.

Nenhum comentário: