sábado, 19 de dezembro de 2009

Vol-au-vent ao kiwi e Calda de Chocolate

Atendendo a pedidos das "formigas" (amigos fascinados por doces), segue outra dica para o Natal. Agora estamos quites: minha sugestão de um prato doce e outro salgado - sem preconceitos. E, como tem "vegetais" na composição de ambos, tornam-se pratos um pouco menos calóricos.
Os Vol-au-vent podem ser recheados de várias maneiras, tanto com ingredientes doces, como salgados. Neste caso, a receita doce leva recheio de kiwi e calda de chocolate. É muito versátil, pois você pode colocar a sua fruta preferida (hum, com morangos é divino...). Uma sobremesa simples e a vontade é de comê-los de uma só vez, pois tem sabor de quero mais! VOL-AU-VENT AO KIWI COM CALDA DE CHOCOLATE
Ingredientes (para 6 pessoas)
400 g de massa folhada; clara ligeiramente batida; 1 ovo; 8 a 10 kiwis; 50 g de amêndoas sem a pele; 100 g de chocolate meio amargo; 200 ml de creme de leite fresco; 2 colheres de açúcar de confeiteiro; 2 colheres de açúcar.
Modo de preparo
Abra a massa folhada em uma camada fina, sobre a mesa de trabalho polvilhado com farinha de trigo e retalhe 36 discos de 6 cm de diâmetro. Reserve a metade e as que sobraram faça um furo no centro com o cortador redondo de 3 cm de diâmetro.
Passe a clara na base dos círculos (discos) inteiros e sobreponha os outros recortados, passando a clara entre eles. Descasque os kiwis e corte-os em 4 ou 6 partes. Corte as amêndoas em laminas, depois as toste em uma panelinha anteaderente. Pique o chocolate e derreta-o em banho maria (em fogo baixo). Retire do banho-maria, acrescente o creme de leite fresco e bata com um batedor de mão até obter uma calda grossa (densa).
Retorne ao banho-maria, mas com o fogo desligado e reserve. Com um garfo, bata 1 ovo com uma colher (sopa) de água, pincele os vol-au-vents, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e asse em forno pré-aquecido a 200 °C por 15 minutos. Coloque dentro dos vol-au-vents 2 a 3 pedaços de kiwi, polvilhe com o açúcar, complete com as amêndoas tostadas e a calda de chocolate. Coloque-os em 6 pratinhos individuais.
Agora que indiquei uma receita doce e outra salgada - com as cores do Natal, mãos à obra. O efeito, na mesa, será belíssimo - e com certeza, gostosíssimo! Experimente para saber e pronto!

2 comentários:

Roberto Sena disse...

Meu, o que é isso? Que delícia!

disse...

UAUUUUU que espectaculo!