quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Bebidas e Festas de Fim de Ano...

O fim de ano é uma época complicada para quem já apresenta problemas relacionados ao álcool, pois é um momento em que muitas pessoas acabam abusando, e isso pode resultar em acidentes de trânsito, brigas, violência e até intoxicação aguda devido ao consumo da substância.

Segundo Alessandra Diehl, médica psiquiátrica e secretária regional da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, uma boa estratégia é tentar evitar três coisas: pessoas, hábitos e lugares, ou seja, o ideal é procurar celebrar a data com familiares que não consomem bebidas alcóolicas, ou mesmo tentar refúgio em viagens ou algum local distante das festas e bares.
Os hábitos podem mudar com a troca da bebida por coquetéis sem álcool, como os de fruta. Vale lembrar também que não é somente no fim do ano que essas medidas devem ser seguidas, mas durante todas as épocas - mesmo em dias comuns, do ano.
A bebida alcoólica está muito presente na maioria das comemorações dos brasileiros mas, isso pode ser mudado. Abrahan Lincoln, primeiro presidente dos Estados Unidos ao ser questionado quando eleito, lhe perguntaram: "Senhor Presidente, com qual bebida brindaremos a sua posse?" e ele respondeu: "Brindemos com a melhor bebida do mundo: água". Nunca me esqueci disto e, sempre que enfrento datas comemorativas (e conflitantes), lembro desta "bebida tão sagrada" em substituição às alcóolicas para ajudar quem quer que seja.

Nenhum comentário: