sábado, 19 de dezembro de 2009

Cheesecake Natalino

A época atual pode ser bem cansativa mas é muito gostosa e interessante para refletir. A maioria das pessoas corre para realizar algo bom, diferente ou acertar algum tipo de pendências ou relacionamentos quebrados seja com familiares ou amigos.

Bisbilhotando receitas coloridas e saborosas para o Natal - de minha coleção da Revista Cláudia - eis que relembro deste maravilhoso Cheesecake (de sal), muito gostoso. Já que não sou chegada a doces, veja que opção maravilhosa para oferecer a quem você gosta, caso também não aprecie muito tantas coisinhas doces por aí.
Rendimento: 8 a 10 porções
1 pacote de biscoito água e sal ou cream cracker; 80 g de manteiga.
Para o recheio, 1 xícara (chá) de folhas de manjericão; 2 colheres (sopa) de nozes ou pinoli (usei nozes); 1 dente de alho; 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 pitada de orégano; Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto; 600 g de ricota passada pela peneira; 150 g de cream cheese; 1 envelope de gelatina branca em pó sem sabor; 100 ml de creme de leite fresco; 3 tomates maduros mas firmes, cortados em fatias bem finas; Folhas de manjericão ou orégano para decorar (usei os dois).

Modo de preparo: Passe os biscoitos pelo processador por um minuto para obter uma farofa. Junte a manteiga em temperatura ambiente e aperte a tecla pulsar rapidamente. Retire do aparelho e misture com uma espátula. Com essa massa, forre o fundo de uma forma de abrir de 25 cm de diâmetro, apertando com as mãos para deixar bem uniforme. Leve ao forno quente (200 °C) por dez minutos, para firmar. Espere esfriar. Coloque na geladeira por pelo menos 20 minutos.No processador, bata o manjericão com as nozes e o alho. Acrescente o queijo parmesão, o azeite, o orégano, sal e pimenta. Bata novamente até obter uma pasta. Coloque em uma tigela grande, junte a ricota e o cream cheese. Misture bem e reserve. Hidrate a gelatina deixando-a de molho em 1/2 xícara de agua por alguns minutos. Leve ao fogo, em banho-maria, mexendo até dissolver. Junte o creme de leite e despeje rapidamente na tigela com a ricota. Misture com uma espátula até o recheio ficar homogêneo. Espalhe sobre a massa na forma, cubra com filme plástico e leve para gelar por duas horas ou até que esteja bem firme.

Na hora de servir, solte o aro da forma. Tente retirar a torta da base com cuidado usando uma espátula lisa e larga (caso a massa ameace quebrar, deixe-a com a base mesmo). Arrume as fatias de tomate, sobrepostas, em toda a borda e decore com folhas de manjericão. Polvilhe as fatias com sal e sirva.
Huuuummm!!! Não é de dar água na boca? Corra que ainda dá tempo de acrescentar esta receita ao Menu de sua Ceia - dentro ou fora de casa. E, prepare-se para os elogios.

Nenhum comentário: