terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Aniversário Diferente: Passear no Zoológico de São Paulo com Familiares e Amigos

Se você ainda não experimentou, faça-o: passear no Jardim Zoológico de sua cidade... Foi o que aconteceu comigo hoje em São Paulo para comemorar o aniversário do Caique, meu sobrinho caçula, também blogueiro - do http://biokiq.blogspot.com e futuro biólogo ou veterinário - ainda está em dúvidas...

A ideia foi brilhante para alguém que adora a natureza e bichos no geral e não poderia ser mais que maravilhosa tal "aventura" com Caique (imagem acima) e as crianças: 03 amiguinhos + o sobrinho dele junto aos adultos mamis, eu, Cal e Malu, sua irmã.
Muito, mas muito verde mesmo, cheiro de mato com áreas bem desenvolvidas para abrigar uma boa variedade de animais de grande médio e pequeno porte, aves, répteis e um lago enorme com uma água verde-escura que dá vontade de entrar nele (também, com um calorão que estava...). A disposição e expectativa de todos era algo notável. A passos largos e decididos íamos avançando para não perder tempo e aproveitar tudo que o local oferece.
Óbvio que dispensamos os carrinhos - aliás, muito fofos - que fazem o tour pelo Zoológico, pois andar é bem melhor, "aproveita-se mais", diziam os meninos!
E dá para se fazer pausas para as fotos, para comentários diversos,
e para analisar o mapa local também (bem complicadinho por sinal...);
Todos eram só alegria - e a cada parada: "Click!", não vamos perder essa..., pois banquinhos pelo caminho não faltam e ninguém tem pressa de ir embora.
Cláudia, minha mana "hollywoodana", Mateus 1, Mateus 2, Caique, Malu, Fernanda, Mariana, mamis e eu - a fotógrafa - claro, não tem como ficar aparecendo!
Os desfiles dos animais são algo magnífico: por exemplo, as tartarugas formam anéis em volta de um laguinho e se entrelaçam gostosamente uma nas outras, apoiam a "cabeça" no casco de uma, "dão as mãos",.. tudo numa calma, que dá gosto ver. Descansam, descansam e descansam (será por isso que também elas têm vida longa? Nem imaginam o que seja estresse).
Na hora do piquenique, muita fome, e, vamos aos sanduíches, refris, umas frutinhas, uns salgadinhos entre as árvores? Nessa hora, vamos rápido para não perder tempo, por favor?
Como é gostoso reviver esses momentos de infância (no meu caso em Belo Horizonte - MG). Os leões-marinhos dão um show de satisfação: nadam, bailam dentro da água, sobem uma rampa, bocejam, se formam numa "espécie de bola" e de forma competitiva um com o outro, descem o toboágua de forma veloz. Tiiiibuuum -caem na água novamente prazerosamente...
Pausa para outra fotinho aí???
Dois ursos, vistos de cima, ao nadar tem algo em comum com os leões-marinhos: dão bocejos e nadam muito, mas, se sacodem e fazem alongamentos e caem na água de novo. É o máximo, "aquele bicho peludo" vibrando ao sol; você não acredita no que vê, mas saiba que eles são inteligentes e curtem a vida pra valer. Parece até que sentem-se observados e querem mostrar algo.
Ah, os macacos - as várias espécies deles nos divertiram muito. Eles realmente fazem a festa e sabe aquele ditado "Cada macaco no seu galho?", pois é, quando se percebem notados dão um show de malabarismos com uma leveza incrível.Algo interessante que as crianças ficaram alucinadas (e eu também) é que o tratador dos animais, ao chegar num pequeno barco com os alimentos - no caso, um banquete: bananas descascadas e picadas, outras inteiras, os macacos-aranha preta ficam doidos em volta dele e enchem as mãos com as picadas e uma inteira com a boca e com a ponta do rabo como se fosse um gancho pegam uma banana com casca. Nossa, quanta esperteza "para defender a sua parte", manter a sobrevivência.
"Titia, aqui é muuuuito bom. Posso morar aqui?", dizia Caique. "Que é isso menino, sem exageros, vai. Menos, menos!!!", respondia tia Cal.
Mais pausas para assistir o espetáculo, ouvir os pássaros...Tomar uns sorvetinhos sabor "Surpresa" - da Kibon (que bom mesmo..., está muito quente). "Olha, olha a casa da Gigi. Parece um guarda-chuva gigante", dizia Mateus 1, empolgado, enquanto lia informações básicas sobre as girafas.
E as aves azuis, vermelhas, verdes... um verdadeiro encanto! - apesar dos gritinhos ardidos. Mas gente..., tá chegando a hora de ir embora. "ah, não. nem vimos o tempo passar... quero voltar para ver se o tigre e o leão acordaram...", reclamavam alguns. Mas as espertas da vovó e tia Cal acalmaram os ânimos da garotada e prometeram retorno. "Ok, Ok... então vamos tirar uma última foto para fixar bem este grande dia?". Click!!!

Um comentário:

Natália Oliveira disse...

Que família linda!

O passeio deve deve ter sido uma delícia, mesmo!

=D

Beijos