terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Reorganize sua Casa (e sua Vida) para 2010 - I

Ano Novo! Vida Nova? Pode ser..., depende de você...
Nem sempre... mas o simples fato da virada do ano tem o poder incrível de renovar nossas esperanças e nos levar a criar metas, objetivos para o ano que está nascendo - com dinheiro ou sem dinheiro. Basta ter: A-TI-TU-DE!

E isso começa dentro de casa, dentro dos corações,... Então, que tal mãos à obra, e começar a dar uma geral em todos os ambientes de sua casa para receber o ano Novo? Após tal atitude, vamos aos objetivos em torno da carreira, filhos, projetos de vida...

Vamos começar pelos quartos: seu armário anda abarrotado e, apesar disso, você tem sempre a impressão de que não há nada adequado à ocasião para vestir ou calçar? Este é o momento de dar uma reciclada em tudo. Além de sua vida ficar mais organizada, é uma boa forma de reciclar as energias para 2010, segundo especialistas.
Confira 12 dicas que a consultora de organização Kelley Lara dá:

1) Doe todas as peças que não usou nenhuma vez em 2009. Junte as roupas que não servem mais, os acessórios que não vale a pena consertar, o que caiu de moda e, principalmente, os itens que comprou por impulso e que não combinam com você (isto inclui sapatos).

2) Adote um método de organização eficiente, para facilitar a escolha das roupas. Existem diversas técnicas para fazer isso: é possível separar as roupas de trabalho dos looks casuais, ordenar por cores, por tipo de peça, por estação ou, ainda, por frequência de uso - deixando nos locais de mais fácil acesso o que costuma vestir no dia a dia. "Cada um deve estudar a maneira mais conveniente, de acordo com seus hábitos e gostos", afirma Lara.

3) Para guardar as roupas de frio, use embalagens fechadas por compressão a vácuo. Esse tipo de produto é normalmente encontrado em lojas de produtos para a casa ou em empresas especializadas em organização. Além de fazer com que as peças ocupem menos espaço no guarda-roupa, a novidade protege contra a umidade e o acúmulo de poeira. Faça o mesmo com os calçados: se tiver espaço coloque-os um ao lado do outro, caso contrário, coloque-os em caixas ou saquinhos de tecidos...

4) Dê preferência aos cabides finos e cromados e não pendure mais do que três peças em cada cabide.
5) Evite dobrar mais que duas vezes cada peça. Se fizer isso, elas vão acabar ocupando mais espaço.
6) Aproveite toda a altura das prateleiras, utilizando caixas empilhadas, por exemplo.
7) Para manter arrumadas as peças pequenas, como calcinhas e meias, lance mão de organizadores para gaveta. "Existem alguns módulos que podem ser montados no formato desejado, independentemente do tamanho da gaveta. Esse tipo de arranjo facilita muito a visualização dos itens", afirmou. Organizadores específicos para sutiãs, com ou sem bojo, também são o "tem-que-ter" de quem deseja dar um upgrade no armário, de uma vez por todas.
8) Pendure os cintos. Fica mais fácil de achar. Além disso, o processo de enrolar acaba danificando o couro.
9) Bijuterias também podem ser guardadas em cabides especiais, caixas com divisórias ou peças específicas, geralmente feitas em madeira, onde há ganchinhos para pendurar brincos, colares e anéis.
10) As roupas ocupam menos espaço no cabide. Porém, peças de lã e linha não devem ser penduradas, pois o tecido pode sofrer deformações, com o tempo.
11) Na hora de organizar as peças em cabides, fique atenta: utilize os ganchos laterais para as roupas com alças e equilibre os ombros do casaco ou da blusa de modo que o peso se distribua de forma simétrica.
12) Utilize modelos específicos de cabide para cada peça: antiderrapantes para as roupas de seda, com ombreiras para ternos, com presilhas para saias etc. Esses cuidados ajudarão a aumentar também a durabilidade dos seus itens de vestuário.

Mais tarde, outras dicas para o restante da casa... Vamos em frente pois temos muito serviço até o último dia do ano; eu me incluo nessa... Boa sorte!

Um comentário:

Natália Oliveira disse...

Rô, esa este post que comentava?

Se for, usarei todas as dicas! Adorei!

=D

Beijos