quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Reorganize sua Casa (e sua Vida) para 2010 - II

Creio que a esta altura você já fez uma bela faxina em seus armários de roupas e calçados e está empolgadíssima(o) para dar continuidade às arrumações (huuummm!).

Agora, vamos ao restante da casa ou ap.? Não se esqueça de convocar marido, filhos, enfim, os habitantes da casa para que cada um faça a sua parte: brinquedos, roupas, coisas "perdidas" pelos aposentos devem ganhar novo rumo. Durante a faxina (com uma boa música, claro), você usará várias ideias para redecorar sua casa.

Para quem gosta de inovar, quando o assunto é decoração, nada melhor que conhecer as tantas propostas de profissionais - ou amigos, talentosos do ramo. Se você não pode contratar um profissional, principalmente de última hora, de repente folheando um catálogo ou revista, sua mente verá e passará por uma exposição de objetos para quartos, salas, banheiros, varandas e cozinhas.

Sempre há um júri que inclui arquitetos, designer de interiores, paisagistas, espalhados por aí e você pode lembrar de coisas que possui que nem se lembrava...

Fique esperta(o) diante de suas arrumações e coloque as ideias que a(o) ajudarão a organizar melhor o seu espaço e colocar a casa em ordem, dar uma repaginada, incrementar. Aprenda a fazer arranjos, combinar um presente com algo que goste, que seja a sua cara.Você vai ver que, seguindo dicas simples, vai acabar economizando mais tempo para fazer o que gosta, sem ter que viver passando fins de semana em "benditas arrumações". Por isso é imprescindível não se esquecer da manutenção para não ter que ficar repetindo tudo sempre...

Sou apaixonada por branco. Minha tendência é sempre puxar para este tom em todos os ambientes de casa, mas sempre procuro dar um toque "colorido" ou primoroso para quebrar tanta brancura, né, senão ninguem aguenta...Mas a decoração depende de você. Cada um gosta de um estilo e deve aproveitá-lo bem.
Ah, as salas, como são gostosas. Lembram descanso, livros, revistas, gastronomia, reuniões, conversa boa... Poder usar flores naturais, sofás com estampas atraentes que quebram a seriedade e dão um ar informal, é tudo de bom (lá embaixo tem mais...)!
Gosto muito da ideia de cozinhas americanas. Em meu caso, há 03 anos, quebrei a parede de minha cozinha e senti que ganhei mais espaço, a cozinha ficou mais aconchegante, clean e quando cozinho me deparo com a sala de jantar e a porta da sacada da sala com uns "matinhos". Dá um ar de liberdade!!!

Em suas arrumações, separe o que usa mais, daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo.Potes de plástico não são os mais adequados, por concentrarem muita gordura. Prefira os potes de vidro, que desengorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiênicos. Além disso, armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana.
Utensílios, colheres, facas e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão. Gaveteiros estreitos podem guardar os condimentos e também os utensílios necessários na hora de cozinhar. Não faz sentido nenhum deixar a comida queimando no fogo enquanto você procura uma concha ou uma colher de pau...
É preciso sempre lembrar que pequenos cuidados com as tarefas domésticas, como manter os armários arrumados, a geladeira limpa e organizada, os utensílios nos lugares certos, tornam o dia-a-dia mais fácil.

Em relação às mesas, dê preferência ao jogo americano ou toalhas de plástico. Já existem no mercado, belas toalhas de plástico que parecem feitas em crochê. E o escorredor seja de pratos, copos ou talheres, é imprescindível que esteja sempre limpo. Afinal, parte da louça fica acomodada nesse utensílio durante o dia (prefiro os de inox).Quem mora em casa, vai uma dica importante para o jardim ou a criação de um cantinho especial. Qualquer arranjo ou vaso de flores: "para que as flores durem mais, pingue algumas gotas de cloro na água. Além disso, desse jeito a água não amarela e não é preciso trocá-la todos os dias". Qualquer cantinho pode se tornar agradável, especial, com o seu toque "diferenciado"... Espalhe almofadas coloridas, florais, puffs,...É tão prazeroso criar esses tais cantinhos, para leitura, ver Tv, tirar uma soneca... Quer dar um pouco de cor à sala, colocar um detalhe a mais, algo que é possível fazer em casa? Nada melhor do que usar plantas e flores para dar um toque pessoal e charmoso para o hall, o escritório ou até mesmo no lavabo e banheiros.Use a criatividade e bom gosto para deixar o ambiente com a sua cara. Quanto mais espaço, melhor... Não se esqueça da área de serviço, dos escritórios, principalmente se você trabalha em esquema de Home office, deve "separar bem as coisas" para não confundir com a casa.Fotos de família viram peças modernas de decoração. Com o fim das férias, as fotos acabam sendo esquecidas em álbuns ou no computador, mas podem incrementar a decoração da casa e reavivar memórias. Para que o resultado fique harmonioso, não basta espalhá-las pelos cômodos.

"Tem de tomar cuidado para não ter poluição visual. Se o espaço é pequeno, use fotos menores. Caso o espaço seja maior, pode abusar das fotos grandes", explica o arquiteto Carlos Cianci (meu maridinho - que às vezes pega no meu pé - rs). As fotografias são sempre bem-vindas nos corredores, salas, quartos e escritórios. "Quem quiser usá-las em banheiros, por exemplo, precisa tomar cuidado com o vapor e a umidade".complementa o arquiteto. Na hora de escolher as fotografias que farão parte da decoração, vale mesclar as antigas com as recentes. Uma forma de não errar na composição é apostar nas imagens em preto-e-branco para espaços coloridos e vice-versa.

Crie e decore você mesmo. Depois de selecionar os cliques preferidos, a próxima etapa é decidir qual será o suporte. caixas com fotografias coladas nas tampas, também são opções modernas para quem quer incrementar o ambiente.

Outra dica para quem mora em casa é criar um espaço para um "Churras", isso mesmo um churrasquinho é sempre bem-vindo, ou simplesmente "almoçar fora" - no quintal da casa.


Bom, tenho que parar, pois preciso concluir "meu faxinão". As ideias e dicas foram lançadas e você será responsável pela decoração que dará um toque diferenciado e especial aos ambientes de seu ap. ou casa seja qual for o tamanho.


Até de repente...

Nenhum comentário: