quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sono Tranquilo, Saúde na Certa

Tenho tentado resgatar o hábito de dormir bem, pois, é essencial para uma boa qualidade de vida. Ainda mais ao me deparar com uma imagem maravilhosa desta logo abaixo..., o sono vem rapidamente e se instala pra valer. Difícil é acordar depois...
Especialistas não param de afirmar no dia a dia que o sono é o período de repouso que o organismo precisa para revigorar as energias para mais uma jornada. Portanto é fun-da-men-tal que você "apague pra valer", de forma natural, pois, se não dormirmos bem corrermos vários riscos e, um deles o de engordar.

A privação de sono aumenta a produção do hormônio grelina, substância que tem o efeito oposto da leptina, ou seja, aumenta o apetite, principalmente por carboidratos. Mais fome e menos saciedade é igual a quilos extras.

Outra consequência é que o diabetes pode evoluir. Estudos mostram que dormir mal por apenas três noites é o suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para diabetes. Outro aspecto prejudicial de noites mal dormidas é que o envelhecimento acelera. Em alerta, o corpo fica em estado de estresse. Por isso, aumenta a produção de radicais livres, moléculas formadas naturalmente no organismo e que degradam as células.

Evitar atividades barulhentas ou excitantes, consumir substâncias estimulantes poucas horas antes de dormir, como chocolate, guaraná em pó e bebidas à base de cafeína é o princípio para ter bons sonhos, pois devemos começar a desacelerar uma hora antes de se deitar.

A natureza é muito sábia não é? Não adianta arrumarmos desculpas alegando que não temos tempo e dinheiro para determinadas coisas como academia, dieta cara, uma cama maravilhosa,... pois o natural e saudável é de graça - como o próprio nome diz: é natural.

Nenhum comentário: