sábado, 18 de setembro de 2010

Blog "A Receita na Prática é Outra" estreia no eBand

Ah, palavrinhas mágicas: blog, gastronomia, TV.... Todo mundo sabe que, às vezes, existe um abismo entre essas duas situações: as receitas nas páginas dos livros e as receitas na vida real. É nesse tom que a jornalista Tânia Nogueira alimenta o blog A Receita na Prática é Outra, que estreia no eBand nesta sexta-feira, dia 17.


Tânia conta que começou o blog, em maio deste ano, como a maioria das pessoas: por diversão. Seu objetivo inicial era apenas organizar encontros de amigos para levar à prática a teoria dos livros de culinária. Coleções que, por sinal, são sua grande paixão e ocupantes de várias estantes da sua casa.

Embora esteja habituada a escrever sobre gastronomia – e, por tabela, editar receitas – ela admite que é nada simples traduzir em palavras aquilo que os chefs fazem por instinto. Dessa ideia, veio o nome do blog. Ele expressa o quanto o êxito de um prato muitas vezes depende mais da experiência de quem o executa do que do talento de quem o elabora.

“Eu me proponho a testar as receitas dos livros, tanto clássicos quanto novidades, e dividir com o leitor o caminho que se percorre até chegar a um resultado. Tento me colocar no lugar daquela pessoa que lê uma receita e precisa se virar para saber como achar os ingredientes, que utensílios usar e como proceder diante do ‘modo de preparo’”, explica ela.

Mas não são apenas receitas puras e simples que o leitor irá encontrar no blog, chamado de “imprevisível” por sua própria autora. Também estarão lá dicas, experimentações, subversões gastronômicas, sugestões de bons restaurantes, mapa de ingredientes e, essencialmente, troca de ideias. “E nada impede de eu postar algo que, a princípio, não tenha diretamente a ver com comida. É um espaço aberto para reflexões em torno do tema.”
Sobre a estreia no eBand, Tânia brinca que o blog passa agora do “privado para o público”, o que, certamente aumentará sua dimensão. “O espírito dos textos feitos para amigos, porém, deve continuar”, avisa, acrescentando que a diferença é que o número desses amigos vai ganhar um belo reforço.

Nenhum comentário: