sábado, 4 de setembro de 2010

Andar de Bicicleta está na Moda...

"Desacelere e explore sua cidade de bicicleta. Na coluna “Crônicas de Nova York”, a repórter Giuliana Morrone mostra que andar de bicicleta é chique. São 300 quilômetros de ciclovias na Big Apple com muito estilo.
Dias ensolarados. Tardes longas. O verão é a estação ideal para o novaiorquino usar um dos meios de transporte favoritos. Nova York tem mais de 300 quilômetros de ciclovias. Ter carro é ter um problema, pois não há estacionamento e o trânsito não anda... Quem é chique vai de bicicleta.
Alguns modelos fazem a gente voltar ao passado, pensar naqueles tempos do cinema mudo. As lojas especializadas em bicicletas para cidade estão vendendo como nunca. Elas têm umas características bem específicas. O banco, por exemplo, é mais largo para dar mais conforto, elas não têm muitas marchas, no máximo três.

O objetivo não é sair correndo, pelo contrário, é pedalar, passeando sem estragar a maquiagem e o penteado... Os acessórios são irresistíveis. O boné é um capacete. Tem também um chapéu australiano: super proteção, é um capacete de bicicleta.

Nos tempos modernos, o antigo custa caro! Alguns custam 130 dólares, o equivalente a 250 reais. A dona da loja mostra que o modelo retrô é ótimo para quem quer ir para o trabalho de bicicleta. "Dá pra pedalar de saias, levar o notebook, jornais na frente. Quem sabe umas flores...", fala a comerciante.

Andar pela cidade de bicicleta, além de ser chique, é um jeito ótimo de apreciar a arquitetura. Na região de Tribeca, os tradicionais prédios de tijolinhos começaram a ser construídos em 1700. Outro prédio, de estilo renascentista, é de 1910 e pertencia a uma empresa que vendia lã. Hoje, é um edifício residencial.

Numa rua, onde havia fábricas em 1800, agora, estão apartamentos de luxo. De bicicleta, a gente vê a vida preguiçosa, na cidade agitada. As caixas d'água sobre os prédios, marca registrada de Manhattan. A sensação é de passar por um túnel do tempo sobre duas rodas.

Nenhum comentário: