terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana de Moda em Nova York

Na coluna Crônicas de Nova York de sábado, a repórter Giuliana Morrone mostra a correria nos bastidores da Semana de Moda. Se tempo é dinheiro, lá ele vale muito mais.



Meninas muito magras. Maquiadores muito rápidos. Bastidor de desfile de moda é sempre parecido, mas em Nova York é tudo, tudo muito intenso. “Eu percebo que aqui o senso de praticidade deles é muito mais aguçado do que o nosso. Em três horas você faz o trabalho que, no Brasil, você faz em oito”, explica o estilista, Alexandre Herchcovitch.

É corrida contra o tempo. Molha, seca, amarra, prende... O cabeleireiro francês Jean Marc Chaufell explica que em Paris ele fica semanas planejando penteados, se preparando para o Paris Fashion Week. "Em Nova York é muito mais rápido do que em qualquer lugar do mundo. Tenho poucas horas para arrumar as modelos”, conta ele.

A maquiadora Nadine Luke é uma das mais requisitadas do mundo da moda. Com pincéis e cores, ela sabe pintar o estilo da mulher moderna. "A sua maquiagem tem que te acompanhar, correr com você e não sair do rosto enquanto você se move”, diz Nadine.

Mover e, ainda por cima com pressa, nem sempre é parece fácil. E o tamanho dos saltos... Já pensou desfilar com eles? Nem dá pra pensar muito. É contar com um pouco de ajuda e seguir em frente.

A etapa final de produção, as meninas já estão vestidas, elas recebem os últimos retoques antes de entrar na passarela. “A gente acaba indo para quinze castings por dia. É complicado”, explica a modelo, Alicia Kuczman.
Uma correria que custa, em média, 300 mil dólares. É o custo para organizar um desfile em Nova York. “São quase oito meses de trabalho que são apresentados em doze minutos”, fala Giuliano Donini, empresário.

Minutos preciosos. Quem faz sucesso em Nova York, faz sucesso em qualquer lugar.

Nenhum comentário: