segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SPTV - no Domingo, com Carlos Tramontina

Foi Show!
Carlos Tramontina, apresentador da segunda edição do SPTV (veiculado de segunda a sábado, às 19h15 em São Paulo) e do Antena Paulista, ambos da TV Globo, concede entrevista ao jornalista e escritor Thales Guaracy, às 17h, na Livraria da Villa no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
Num bate-papo informal, Tramontina fala sobre sua trajetória profissional e algumas questões que envolvem o jornalismo diário de uma grande emissora de televisão como a Rede Globo, dá dicas interessantes para quem está em início de carreira. Senti-me privilegiada por participar de um momento tão importante em minha carreira, pois, ele é gentil e dá atenção especial a todos os que o rodeiam (e bombardeiam com perguntas); pelo menos foi a impressão que eu tive.

Segundo ele, sua maior terapia é escalar montanhas - e geladas. Frio numa escala de 40º negativos é excitante e ele diz que não se cansa dos desafios de viajar sózinho, na maioria das vezes sem a família e por lugares onde não há rádio, tvs, jornais, informações e só após 08 dias se deparar com um telefone ao custo de US$ 10,00 por minuto. Uma loucura! Um achado de valor impagável!!! Ele relata outras viagens, inclusive detalhes da "principal" que originou o nascimento de seu livro "A Montanha dos Deuses". Inicialmente era um diário com registros detalhados, mas, avançar as montanhas com o frio aumentando, era impossível escrever com luvas duplas e tinta da caneta congelada; Outra loucura eram as 10h de caminhada todos os dias, a higienização, as barracas minúsculas, enfim, marcas fortes que a cultura e religiosidade de Nepal deixaram em sua vida.

Graziela Azevedo também estava lá e contribuiu com comentários geniais.
Ele conclui que se tornou um ser humano bem melhor no trabalho, no dia a dia, após enfrentar e vencer tantos desafios lá fora. Sair do conforto e enfrentar confrontos o enriquece cada vez mais como pessoa. E ainda acrescenta que "o jornalista não consegue separar lazer de trabalho. Tudo é motivo para noticiar, fotografar - qualquer viagem, por menor que seja".

4 comentários:

GCM TABOÃO DA SERRA disse...

Bom dia, Rô

Achei o MÁXIMO o texto, sobretudo as fotos (que não estão ruins como você disse). Pena eu não ter podido participar do evento.Quando houver algo do tipo mnatenha-me informado, pois gostaria de etar presente.Mais uma vez, parabéns pelo blog, de fato, um Empório de Ideias. Beijo

Rose Cianci disse...

Obrigada Ed, você é muito gentil. Pode deixar que assim que souber de eventos deste gênero, lhe aviso.
Bjus.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Grande sacada.
Saudações Florestais !

Natália Oliveira disse...

Que delícia!

Prefiro fazer um retiro sem nada, mas longe do frio. US$ 10,00 por um minuto de telefone é um absurdo, mas pensando bem, qual o preço de uma conversa com a família?

Obrigada por dividir esta preciosidade comigo.

rs

Beijos