domingo, 6 de setembro de 2009

Jornalismo Diário no Sábado - II

Este sábado foi incrível. Peripécias jornalísticas entraram em ação, pois, pra variar minha classe de jornalismo continua com muitos trabalhos a serem feitos e não tem jeito, temos que aproveitar os fins de semana, inclusive os prolongados.
No caso, hoje optamos por radiojornalismo III; eu e Sheila, fomos ao aeroporto para fazer uma reportagem de alguns minutos com sonoras (entrevistas) e deveríamos manter o ambiente de fundo com todos os sons ambientes. Antes de passarmos pelo aeroporto, fomos parar numa escola vizinha, pois nossa pauta estava pronta e pedia entrevistas de alunos ou moradores da região que se estressavam com o barulho das constantes decolagens e aterrisagens dos aviões durante o dia.
Quase emudecemos com a cara de poucos amigos da diretora da escola: "eu já disse não!" com um olhar autoritário de brava mesmo, como se tivéssemos culpa por ela estar trabalhando no sábado. Sheila emudeceu, retrucou e, após algumas tentativas frustradas em tentar com as professoras, decidimos voltar para o aeroporto.
Ao avistar uma feira livre, vimos uma das professoras que gentilmente nos atendeu. Mais à frente o cheirinho de pastel fez adiar o nosso lanchinho tão saudável que estava na bolsa...
Foi tão engraçado que uma olhou pra outra e em menos de um minuto, eu corri para os pastéis e ela para a barraquinha de Garapa (suco de cana) com abacaxi. Sentamos, nos deliciamos - sem culpa, tiramos fotos e nova tentativa de ir para o aeroporto surgiu.Após rodar cerca de uma hora, um pouco descontentes, pois nossa pauta estava incompleta, já havíamos tentado até no banheiro com uma vendedora ambulante de cosméticos disfarçada,
eis que ouvimos uma mulher bem vestida, com "piti" num dos dos balcões da TAM. Corremos para lá, pois lembrei das dicas do jornalista Ricardo Kotscho em seu livro "A Prática da Reportagem" em fins de semana prolongado com tudo "aparentemente calmo" e aí surgiu a nossa matéria do dia: conseguimos entrevistar o casal que partiu com ar de vitorioso no vôo planejado, e alguns que ficaram e funcionário da Cia aérea.
Sheila já estava feliz e realizada, mas insisti para sentarmos um pouquinho e degustar nosso "lanchinho saudável"; após certa resistência, sentamos e saboreamos o local, o ambiente, e...
de repente, ela fala entusiasmada: "Rô, olha lá a equipe do Fluminense!". Uma olhou pra outra rapidamente, câmera e gravador em punhos e... lá estávamos nós tirando fotos e fazendo mais entrevistas com os jogadores (como eles foram gentis!).
Conseguimos entrevistar alguns jogadores, o titular Diogo, Marquinhos..., rapidamente, pois eles já estavam em direção ao embarque para o Rio de Janeiro, enfrentar o Náutico... (Ah! Só a caráter de conhecimento, os jogadores do Fluminense chegaram de Itu).
Nossa pauta mudou completamente, sem "fazermos força", apenas ligamos as "antenas" e quando tudo parecia acabado, surgia um novo recheio para nossa reportagem. O que planejamos não deu muito certo, mas o inesperado aconteceu e de forma brilhante. Tomara que o professor nos dê um notão, não é mesmo!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Rs... Seu blog tá muito bom, melhor agora com nossas fotitas né! Rs.. Qta modesta, rs...

Ahhh! Danadinha vc mudou aqui as figuras/desenhos do cabeçalho né? Ficou lindo... (Viagens, Leitura... É isso aí!)