sexta-feira, 11 de setembro de 2009

1º Encontrão com o Jornalista Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é repórter do iG e da revista Brasileiros. Jornalista desde 1964, já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV) nas funções de repórter, editor, chefe de reportagem e diretor de redação. Foi correspondente na Europa nos anos 1970 e exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003-2004.
Ganhou os premios Esso, Herzog, Carlito Maia e Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem 19 livros publicados - entre eles, “Do Golpe ao Planalto - Uma vida de Repórter” e “A Prática da Reportagem”.
Além de tudo isso, se tornou blogueiro há exatamente um ano, 11 de setembro e seus leitores, inclusive eu e meu maridão (que me surpreendeu com este evento) se reuniu para celebrar 01 ano de seu blog, o Balaio do Kotscho (http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/).
Foi uma delícia trocar ideias, contatos e experiências (também aproveitei para convidá-lo à TV - Canal Universitário/Unisa - será???)...
Ele até se lembrou de quando fui a única participante sorteada com um de seus livros numa palestra ministrada por ele no Sindicato dos Jornalistas/SP no início deste ano.
A jornalista Aliz, também uma de suas leitoras, organizou tudo da melhor maneira possível a fim de que todos saboreassem cada momento no local escolhido (Espetinho & Cia) em São Paulo.
Claro que além do evento que foi muito bacana, tive a oportunidade de conhecê-la (a Liz) para trilharmos e "trocarmos figurinhas" pelos caminhos do jornalismo.

E voltando ao Kotscho, paulistano e são-paulino que fala com orgulho de seu "casamento com a mesma mulher, Mara, há 40 anos, duas filhas muito bonitas, três netos maravilhosos e um sítio em Porangaba, onde já plantou muitas árvores", Parabéns por mais esta conquista em sua vida: um blog super atual, gostoso (e leve) de ler.

Nenhum comentário: