sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bodas de...

Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil é costume dizer Bodas, no plural. As comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, mas em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social e a comemoração exige maior brilho e destaque; não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.
A palavra boda provém do latin, votum, que significa promessa. Quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa". De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, ao selar seu compromisso de marido e mulher diante de um altar consagrado e a intenção é de que a promessa seja para toda a vida. Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.
BODAS
1 ano Papel
2 anos Algodão
3 anos Couro
4 anos Linho
5 anos Madeira
6 anos Ferro
7 anos Lã
8 anos Cobre
9 anos Cerâmica
10 anos Estanho
11 anos Aço
12 anos Sêda
13 anos Renda
14 anos Marfin
15 anos Cristal
20 anos Porcelana ou Rosas (por isso juntei Bodas de Rosalana, ano passado)
25 anos Prata
30 anos Pérola
35 anos Coral
40 anos Esmeralda
45 anos Safira
50 anos Ouro
55 anos Rubi
60 anos Brilhante
75 anos Diamante
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo, OURO: o ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade. DIAMANTE: da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante.

Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, pois, simboliza a indestrutibilidade dessa união. Lógico que não é necessário a cada comemoração de uma boda, comprar uma jóia ou variar a aliança, o que importa é a lembrança e celebração com os recursos disponíveis de uma data tão especial.

E, vale a pena usar a criatividade.

Nenhum comentário: