segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tanque de Guerra, Cor de Rosa?

Sim, isso mesmo! Um tanque soviético cor-de-rosa vai a Praga em missão de paz. Ele foi pintado clandestinamente de cor de rosa após as mudanças políticas realizadas há duas décadas na ex-Tchecoslováquia e "viajou" nesta segunda-feira à Praga para comemorar o 20º aniversário da saída do país do último comboio do Exército Vermelho e a dissolução do Pacto de Varsóvia. Michal Cizek/France Presse
"É uma lembrança do fato de que há duas décadas acabou a ocupação e também de que não queremos nenhuma outra. Não só aqui, mas em nenhum lugar do mundo", afirmou Pavla Kantnerova, do grupo Opona, responsável pela Semana da Liberdade.

O veículo blindado adornava a praça Kinski desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e chegou a receber honras de monumento nacional. Porém, em 1991, o controvertido artista David Cerny - o mesmo que escandalizou alguns governantes com sua obra pós-modernista "Entropa"- decidiu pintá-lo de rosa.


A Semana da Liberdade prevê atos de apoio à oposição bielorrussa, aos presidiários da Coreia do Norte e a artistas alternativos cubanos. Há previsão também uma feira na Praça San Venceslau, que incluirá debates e filmes sobre países com histórico de repressão às liberdades políticas. Até o dia 1º de julho, turistas e moradores de Praga poderão admirar o tanque em uma estrutura flutuante instalada no rio Moldávia, próximo ao Teatro Nacional.


É. A moda de um utópico "Mundo cor de rosa" tá pegando - até lá...


Publicidade
DA EFE, EM PRAGA

Nenhum comentário: