terça-feira, 21 de junho de 2011

OIT - Organização Internacional do Trabalho em Conquista Inédita...

Está dando o que falar não apenas no Brasil, mas no mundo. Como empregadas x patroas podem "atuar" em harmonia no dia a dia com tantos afazeres - dos dois lados? A OIT (Organização Internacional do Trabalho) aprova convenção para proteger 53 milhões de empregados domésticos no mundo. Em GENEBRA, Delegados de 183 membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovaram, nesta quinta-feira, 16, normas internacionais para tentar melhorar as condições de trabalho para cerca de 53 milhões de trabalhadores domésticos no mundo. Agora, cabe aos governos ratificar a convenção para que entre em vigor em cada país.


Com 396 votos a favor, 16 contra (alguns países africanos e asiáticos) e 63 abstenções, a Convenção 189, que é tratado internacional, foi aprovada pelos delegados. Já a Recomendação 201, cuja função será dar orientações mais detalhadas sobre a implementação das normas, recebeu 434 votos favoráveis, 8 contra e 42 abstenções.


Leia mais sobre este assunto: Convenção da OIT divide especialistas brasileiros


Enfim, um pouco de justiça! Afinal, principalmente - nós mulheres, temos conquistado um grande espaço profissional e em parte, graças à ajuda desses "assistentes domésticos". Então, o caminho é este mesmo: lei, justiça, muita conversa franca para se entrar num bom acordo entre patroas (a maioria) e empregadas - e elas estão buscando estudar - para conquistar mais espaço ainda. "Uma mão lavando a outra". Se a América, Europa, países de primeiro mundo conseguiram um determinado status para este profisisonal, por que não aqui no Brasil? Nota DEZ para a OIT!!!

Nenhum comentário: