terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tendências Gastronômicas para 2010

Ainda sobre Gastronomia, algumas das previsões do “2010 – Food Trend Predictions”, relatório sobre as tendências na gastronomia feita pelo instituto inglês de pesquisa “The Food People”, revela que ingredientes da Amazônia e do Peru, comida confortável e a valorização da comida de rua são algumas das práticas atuais.

Não é apenas na moda que os pesquisadores conseguem prever o que vai cair no gosto (e no bolso) dos consumidores do mundo inteiro. Saiba um pouco mais sobre algumas das tendências previstas no relatório:

Encasulamento Gastronômico

Conforto de uma refeição caseira, com a família em volta da mesa ou jantares para amigos íntimos será um desejo coletivo (e quando não foi?).
Simples é mais!
Poucos ingredientes e preparações simplificadas serão mais valorizados.

Customização
Ao gosto do freguês. Receitas personalizadas, serviços e produtos feitos de acordo com a demanda do cliente.

Industrializado, não!
Quanto menos enlatado melhor. A turma vai preferir alimentos vindos de produtores locais ou de marcas menores.
Alma alimentada
Sabe aquela canja que tomamos quando estamos gripados? Ou um bom bolo quentinho? Isso é o que chamam de "confort food" (comida confortável). Faz bem para o paladar e principalmente para a alma e vai bombar em 2010 nos restaurantes, livros e programas de tv sobre comida.

Comida virtual
Sites de chefs e restaurantes, vídeos caseiros tutoriais com passo a passo de receitas, blogs de comida, aplicativos para celulares... Nunca se viu tanta comida na internet. A previsão é que isso vai crescer, e muito.

Comida de rua
Sabe aquele vendedor de cachorro quente da sua rua? Ele é tendência! Assim como as lojas "pop up", que são montadas por um tempo determinados. A previsão é que surjam restaurantes assim em trailes. Barracas de comida alcançam status de coisa chique.
O mundo no seu prato
Pratos e ingredientes do sul dos Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Peru, Escandinávia, Vietnam, Korea, Japão, Marrocos e Líbano serão valorizadas em 2010.

Quantas sugestões práticas - e gostosas, não?

Nenhum comentário: