sábado, 2 de janeiro de 2010

27 Resoluções para Mudar sua Vida em 2010

Gosto muito de iniciar o primeiro dia do Ano Novo com uma lista de objetivos relacionados na primeira página de minha nova e fresquíssima agenda. E, geralmente funciona: a maioria de minhas conquistas se dão logo nos primeiros meses de cada ano. Isso me prova o quanto empenho e dedicação são necessários (independente de qualquer data).
Logo que recebi a revista Cláudia de dezembro (uma de minhas preferidas há muitos anos), fui de cara verificar as sugestões para o novo ano e como concordei com praticamente tudo, resolvi "copiar" as ideias. As dicas são praticamente as mesmas de sempre - só que "faladas diferentemente", de forma clara e objetiva.

São 26 resoluções para mudar sua vida em 2010, mas adicionei uma 27ª por achar vital em minha vida - no caso, seria a primeira e será publicada no final... Pensei em publicar tais sugestões em vários posts para não ficar cansativo, mas, vá lendo aos poucos e "fixe" melhor, tudo muito bem em sua mente.
Mais tempo

1) - Organize seu ambiente. A bagunça é um convite à improdutividade. Comece o ano dando uma geral em casa e no escritório. Nem pense em fazer tudo em apenas um dia – você corre o risco de desistir no meio. A cada etapa, será um alívio jogar o lixo fora, doar o que está bom, mas fora de uso, mandar consertar o que for necessário. Não esqueça a faxina virtual: delete os e-mails antigos e responda aos que estão pendentes. Tudo limpo? Providencie pastas e caixas com etiquetas para manter a ordem conquistada (esta foi minha dica para a última semana do ano velho, conforme posts anteriores, portanto de minha parte está OK - rs).

2) - Planeje seu dia. Cansada de tanta correria, a comerciante Marcia Aiko Hasegawa, 38 anos, de São Paulo, elaborou um cronograma de compromissos diários que segue à risca. “Hoje estudo, trabalho, faço exercícios e tenho maior disponibilidade para minha família. A qualidade de vida aumentou”, comemora. Mãos à obra: planeje a semana no domingo, considerando as tarefas rotineiras e os extras (como a reunião da escola do filho). Atenção aos detalhes – se for lavar e secar o cabelo após a ginástica, contabilize. Reserve espaço para emergências e também para as boas surpresas. Se mora numa metrópole, compras por internet, uso de metrô e de serviços de motoboy economizam horas no trânsito; reservas no cinema ou em restaurantes reduzem os preciosos minutos perdidos nas filas.

3) - Determine metas. Ter bem claros os objetivos que pretende alcançar a médio e a longo prazo ajuda a lidar com as responsabilidades diárias e a estipular prioridades. Além disso, evita gastos de energia desnecessários. Faça uma avaliação de suas prioridades e estabeleça metas profissionais e pessoais. Uma boa sugestão é anotá-las em uma folha de papel e deixá-la sempre à vista.

Mais Harmonia
4) - Aposte no autoconhecimento. O fato de conhecermos nossos pontos fracos e fortes não nos poupa das perdas e dos sofrimentos naturais da vida, mas nos capacita a enfrentá-los com mais sabedoria. Medo, culpa, raiva e mágoa não devem ser carregados indefinidamente como um fardo, e sim tratados. O melhor método é aquele que combina com seu estilo, propósito e orçamento. A psicoterapia é um clássico e demanda tempo. Hoje existem também opções de terapias breves e tratamentos alternativos. Procure sempre profissionais com boas referências.

5) - Pratique a arte do convívio. Um exercício para criar harmonia em casa ou no trabalho: encare a convivência com as pessoas como se fosse uma orquestra. Você não toca sozinha, integra-se ao grupo. Ora um instrumento se destaca, ora outro. Às vezes, seu posto é de solista ou de general da banda; noutras, você vai mesmo carregar o piano. Raros momentos são uníssonos – é a diferença que faz a música. Saber escutar é quase tudo – a voz dos outros e também a do seu coração.

6) - Troque sapos por estratégias. Quantas vezes você já fez algo de má vontade, sentindo-se obrigada e injustiçada? Ou deixou de se posicionar na hora certa para depois reclamar? Cuidado. Quem engole sapos demais é candidata à indigestão. O melhor modo de interromper esse ciclo não é explodir nem ficar quieta e adoecer de raiva. A saída é montar novas estratégias: aprender a dizer não ou estabelecer condições para o sim, definir prioridades, delegar tarefas, negociar prazos, pedir ajuda quando necessário – e antes de ficar furiosa. Quem se sobrecarrega compromete o rendimento, o humor e acaba se prejudicando. Seja hábil e desarme essa armadilha.

7) - Inclua o relaxamento na rotina. A paulistana Cecília de Almeida Kawall, 43 anos, adotou a estratégia e recomenda. “Aos 40 anos, engravidei de gêmeos e exercícios me ajudaram a ganhar serenidade e força para o parto. Gostei tanto que me aprofundei e acabei me tornando instrutora”, diz. Assim como ela, você pode encontrar o seu método regular de combate à tensão e ao stress. Aulas de alongamento, massagens,... Veja o que combina com sua personalidade e agenda. Caminhadas num parque ou à beira-mar são boas opções grátis. O importante é escolher algo que você possa fazer sempre e com prazer.
Mais Sucesso 8) - Aprimore seus conhecimentos. A fluência em duas línguas estrangeiras definiu o sucesso da esteticista e massoterapeuta Tainah Brochado Ranzeiro, 27 anos, de Brasília. “Trabalho em um SPA que recebe um grande número de pessoas de outros países e só consegui a vaga por falar inglês e espanhol. Hoje sou responsável por atender diplomatas, embaixadores e políticos de todo o mundo e ganho mais por isso”, diz. Para crescer na carreira, descubra as competências indispensáveis e também o que pode ser um diferencial. Nem sempre um curso é o mais indicado. Algumas vezes, é melhor desenvolver comportamentos pró-ativos, como saber trabalhar em equipe. Verifique ainda se suas metas combinam com seus valores éticos e morais – quando não há conflitos internos, tudo deslancha melhor.
9) - Prepare-se para ceder e arriscar. Quem foge de desafios, resiste a mudanças e não aceita a opinião alheia perde a chance de trocar experiências e ser mais criativa. Um ano realmente novo pede ideias flexíveis e inclui riscos. Eles dão medo, mas por outro lado combatem a estagnação. Disponha-se a ouvir e aproveitar sugestões, não se melindre com críticas e ouse mais. Ao ver a realidade por outros prismas, talvez dê menos importância a velhas questões e descubra potenciais inéditos.
10) - Adote uma atitude otimista. Mesmo com grandes desafios pela frente, espere sempre pelo melhor resultado. Ser positiva é item fundamental para concretizar sonhos, atingir o sucesso em cada área da vida e encontrar a felicidade. Agir, pensar e viver com otimismo aumenta as chances de conquistar aquilo que se deseja. As atitudes refletem diretamente no desempenho no trabalho, na família e na vida pessoal.

Mais dinheiro
11) - Saia do vermelho. Quem fechou o ano com dívidas precisa cortar gastos já: passe longe das vitrines, elimine despesas supérfluas e guarde o cartão de crédito por uns tempos. Se o rombo for grande, cancele cartões e cheque especial, procure os credores e renegocie os pagamentos. Uma opção é juntar as dívidas e refinanciar o total em parcelas fixas que caibam no seu bolso. Se isso não for possível, comece pagando a conta que tem juros maiores. Cuidado com os juros sobre juros e não comprometa mais do que 30% de seu orçamento em parcelas.

12) - Invista em seu sonho de consumo. Viagem, carro, casa própria... Os investimentos certos ajudam a viabilizar seus projetos. Reserve 30% de seu orçamento: 10% para investimentos de curto prazo e 20% para médio prazo. Os valores podem aumentar quando receber férias, décimo-terceiro ou bônus. De início, conheça as opções conservadoras, como a poupança e o CDB. A partir de mil reais, poderá ousar aplicando em fundos de ações, por exemplo. Um consultor ou o gerente do banco podem auxiliar.

Mais Consciência

13) - Economize tudo. Você está ajudando a combater o aquecimento global? Reciclar o lixo e economizar energia e água é um bom começo. Abuse da luz natural no verão, apague lâmpadas. Acumule várias peças de roupa para que sejam passadas de uma só vez. Não abra a geladeira à toa: no café da manhã, por exemplo, retire e recoloque todos os alimentos de uma só vez. Verifique se o chuveiro está regulado para verão e nada de banhos muito longos. Feche a torneira quando estiver escovando os dentes. Use sacolas de pano para fazer compras e canecas para tomar café.

14) - Use transporte coletivo... Depois do nascimento do filho, Pedro Miguel, hoje com 2 anos, a gerente de marketing Renata Melki, 36 anos, do Rio de Janeiro, resolveu tomar algumas iniciativas ecológicas. Uma delas foi diminuir o uso do carro. “Trabalho em uma rede de restaurantes e tenho de visitar algumas unidades. Três vezes por semana, vou de ônibus. Levo mais tempo e caminho algumas quadras, mas a alegria que eu sinto compensa. Sei que o que está em jogo é o futuro do planeta e do meu menino.” Não deixe de fazer sua parte apenas por achar que não faz diferença. Faz.

15) - ...ou vá de bicicleta. A paulistana Fabiana Cury, 29 anos, de São Paulo, trocou o carro pela bicicleta. “Para quem mora perto do trabalho, deixar o carro na garagem é quase uma obrigação. Há quatro anos vendi o meu e adotei a bike. Além de me sentir livre, não perco mais tempo no trânsito e raramente chego em casa estressada. Sinto que as pessoas passaram a respeitar mais os ciclistas.” É fundamental tomar os cuidados necessários para segurança, como o uso de capacete e lanterna.

Mais Saúde

16) - Ative o metabolismo. Ele comanda a renovação celular, a boa forma e o pique. E funciona melhor quando a ingestão de alimentos e água é bem distribuída ao longo do dia. Carregue sempre uma garrafinha de 500 mililitros na bolsa e beba aos poucos. A água atua na digestão, absorção, circulação e excreção de resíduos. Em contato com as fibras, aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Tente fracionar a dieta em cinco ou seis refeições diárias. Quem come poucas vezes ingere mais calorias e condiciona o corpo a guardar reservas como medida de defesa. Com combustível, a máquina não fica parada.


17) - Fortaleça a imunidade. Ela é o escudo protetor da sua saúde. Se estiver forte, diminuirá a vulnerabilidade às gripes e doenças oportunistas, como herpes e candidíase. Para isso, retome o tripé básico: preserve as horas de sono, vigie o cardápio e faça atividade física. Se for sedentária, descubra qual é o seu exercício: aquele que conseguirá praticar regularmente. Na alimentação: 1. Reforce o estoque de vitaminas e minerais com três porções de frutas diferentes por dia e a ingestão de verduras e legumes crus. 2. Adote os probióticos – como leite fermentado e iogurte com lactobacilos. Eles restauram a flora intestinal e favorecem a absorção dos nutrientes. 3. Consuma linhaça, aveia e soja, que combatem o colesterol e atenuam os sintomas ligados à menopausa. 4. Prefira os alimentos integrais.
18) - Elimine os vícios. Tente intervir no mecanismo de compulsão: 1. Identifique e desative aquilo que leva você a fumar, beber ou comer demais. Por exemplo: se café ou álcool acionam a vontade de acender o cigarro, evite esses disparadores. 2. Não leve inimigos, como drinques, doces e cigarros, para a frente da TV ou do computador. Você consumirá mais sem perceber. 3. Controle a ansiedade. Esportes e práticas relaxantes ajudam. 4. Se o vício se instalou e não cede, busque ajuda profissional.

Mais Amizade

19) - Elogie e agradeça. É essencial contar com os amigos e colegas, dar apoio a eles. Muita gente se esquece de dizer: “Esse trabalho ficou muito bom” – mas esse reconhecimento é como uma injeção de energia pura para quem ouve. Da mesma forma, é preciso agradecer pelas gentilezas que nos fazem. Mesmo que seja um simples encontro para papear, diga ao seu amigo: “Obrigada por ter vindo comigo”.

20) - Retome o contato com gente querida. Com a virada de ano, naturalmente algumas pessoas saem de nossa vida e outras entram. Mas há algumas que, não importa quanto tempo passe, continuam sendo especiais. Quem vem à sua mente neste momento? Ligue, escreva, faça uma surpresa, promova um encontro caloroso. Celebre e alimente a amizade sincera que sobrevive ao tempo e à distância – e todos os dons de cura e fartura que ela traz.

21) - Jogue no mesmo time. Faz parte do companheirismo torcer para que o outro vença, empurrá-lo para a frente. Que tal colocar pilha em quem você gosta e admira? O gesto empolga e dá confiança. Incentivar e participar do crescimento dos amigos é maravilhoso.
Mais Romance

22) - Use a imaginação. Um jantar temático, um lugar diferente, uma lingerie nova, claro! Mais ideias: um fim de semana surpresa no lugar para onde vocês viajaram quando começaram o namoro. O romantismo é muito importante para manter o relacionamento aceso. Nada mais chato do que a previsibilidade. Relacionamento amoroso não se conserva, se renova.

23) - Esquente o sexo. Deixe preconceitos e vergonhas do lado de fora do quarto e abrase para o novo, para o inusitado. Afinal, você está com a pessoa que mais ama e em quem mais confia. Existe um verdadeiro parque de diversões em cada casal, que deve ser aproveitado ao máximo. Explore todas as brincadeiras, sem vergonha do corpo, da curiosidade, da inocência, do não saber. Tudo é permitido, desde que não ultrapasse o seu limite nem o do outro. A única coisa proibida é aviltar. O sexo, quando é bom, aproxima o casal, amplia a cumplicidade e a autoestima de ambos.

24) - Mantenha o namoro - no casamento. Combata a rotina para manter o clima. Tente reservar uma noite por semana só para ele: sem amigos, sem filhos e, se possível, sem celular! Muitas vezes, a relação se perde entre planilhas, fraldas, agitos sociais... Um bom programa a dois faz com que cada um volte reapaixonado. Fundamental: antes de sair, arrume-se, como fazia quando o conheceu.

25) - Aprenda algo novo com ele. Tenham um projeto em comum. Pedalar, correr no parque, ou aquilo que tem mais a ver com vocês. Coloquem como meta e deem as mãos. Dividam os talentos, troquem experiências e descobertas e aceitem as dificuldades do outro. Vale até rir dos atrapalhos... aumenta a intimidade. Coloquem as dificuldades às claras e se ajudem, sejam solidários um com o outro. Levar tombos juntos é uma ótima chance de serem mais verdadeiros do que perfeitos, pois a perfeição não existe.

26) - Resolva as diferenças. Evite discussões impulsivas. Quando necessário, agende uma conversa: com hora, lugar, duração e propósito. Prepare-se para um diálogo, o que significa colocar seus pontos de vista e ouvir os dele. Escolha as palavras para transmitir sua mensagem, tanto para não agredir quanto para ser mais efetiva naquilo que quer dizer. Cuidado com indelicadezas que você jamais verbalizaria com amigos ou colegas de trabalho.

Mais Fé em Deus

27) - Cuide de sua espiritualidade. Este é o meu primeiro item, além dos 26 citados acima. É uma questão pessoal, gosto muito de leituras e ensinamentos no geral, mas particularmente, meu livro de cabeceira - que dita as ordens em minha vida é o "Livrão", apelido carinhoso que dou à Bíblia. Segundo o dicionário Aurélio, "Bíblia é o conjunto dos livros sagrados do Antigo e Novo Testamento, Escrituras Sagradas; pequena biblioteca - coleção de livros e documentos congêneres para estudo, leitura e consulta..."; ela funciona como um "Manual do Criador, o Grande Arquiteto do mundo"..., coisas desse tipo. Nela, a Palavra, como também é conhecida, acredite, você encontra de tudo - tuuuuudo mesmo, assuntos para relacionamentos humanos dos mais diversos e com Deus - horizontal e vertical, sim - temas que você nem imagina que existam tanto para o corpo, a mente, a alma e claro, o espírito. Em meu caso (e de muitos amigos e pessoas que conheço), tem valido a pena destrinchá-la e manter uma "aliança com Ele (Deus)".

Consultores: Ana Cristina Canosa, sexóloga Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e autor de vários livros, entre eles Estou em Reunião (Editora Agir) Flora Victoria, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching Lana Harari, terapeuta de casal e família Lara Natacci, nutricionista da Nutrivitta Assessoria Nutricional Lúcia Rosenberg, psicoterapeuta, autora de Cordão Mágico – Histórias de Mães e Filhos (Ofício das Palavras) Márcia Tolotti, psicanalista, consultora e autora do livro As Armadilhas do Consumo (Editora Campus). Andrezza Duarte e Melissa Diniz / Realização: Noris Martinelli / Produção: Sylvia Radovan

Um comentário:

Natália Oliveira disse...

Sensacional, Rô.

Dicas valiosas, capazes de mudar toda uma existência, sensacional!

Gosto em particular da última, sem ela, como você bem colocou, nenhuma das outras tem importância.

Isto me fez lembrar de uma frase que compartilho com você:

"Eu creio em Jesus Cristo tal como creio que o Sol nasce, não apenas porque o vejo mas porque através dele eu vejo todas as outras coisas." [ C. S. Lewis ]

Mudança em 2010 já!

Beijos