sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sorvete Italiano

Huuumm, com o calorão que anda fazendo, nada como um sorvete bem gostoso, azedinho, cremoso, sem muito açúcar (não sou chegada a doces)... Mas, conforme alertam profissionais da saúde, "todo cuidado é pouco com o excesso de calorias".

Amei a receita fornecida pelo Jornal Hoje (de ontem). É prática, apresentável e saudável. Assista o Vídeo e aproveite muito bem as dicas oferecidas, bem como suas férias de verão!
"Uma bola pequena com todos os acompanhamentos que o olho pede pode chegar a 450 calorias. É uma explosão em qualquer dieta.

Cinco mil picolés saem por hora em uma fábrica de sorvetes. É a estação que aquece a economia. O calor é bom, mas é preciso chuva para ter leite, dar frutos e assim produzir os sabores durante o ano todo”, diz Alberto Cabús, diretor da fábrica. Não há como negar que o sorvete é sim o produto preferido na hora de se refrescar, mas é preciso ficar atento e não exagerar, senão o grande herói da estação, pode acabar como o grande vilão.
São tantos sabores e ainda tem as tentadoras opções para complementar o sorvete. São essas tentações que aumentam o valor calórico do sorvete. Veja o exemplo: 1 bola pequena de sorvete à base de leite e chocolate, tem entre 80 e 100 calorias. Uma mulher adulta consome em média por dia 1800 kcal. Cem calorias de uma bola de sorvete não é um exagero, mas se o complemento for uma colher de cobertura de chocolate, mais uma colher de leite condensado e uma de castanha na casquinha, aí o valor pode chegar a 450kcal.
Prefira os sorvetes à base de frutas que têm no máximo 60 calorias em uma bola pequena. A mesma recomendação vale para os picolés, que tem entre 40-70kcal ou sorvete light. Uma bola pequena tem em torno de 50 kcal. “Se você consome diariamente aí sim pode atrapalhar no seu corpo, no seu peso, pode adquirir celulite, mas se é uma vez por semana e uma porção pequena não vai atrapalhar”, diz Revilane Alencar, nutricionista.
Veja abaixo uma receita de um sorvete italiano que tem a cara do Brasil.

Ingredientes:
- 13 limões sicilianos
- 120 gramas de açúcar de confeiteiro
- 1 litro de sorvete à base de leite
- 2 cálices pequenos de licor de limão
- Folhas de hortelã para decorar
Primeiro você vai cortar a parte superior do limão. Dos doze limões, separe seis. Com três, você faz o suco. Dos outros três, retire a polpa e reserve. Dos demais limões você vai utilizar somente a casca e as raspas. Agora é só misturar os ingredientes, sempre mexendo, até o sorvete ganhar uma consistência mais cremosa. Encha as cascas e leve ao refrigerador por 24 horas. Retire os limões 15 minutos antes de servir para que o sorvete fique no ponto. Decore com as folhas de hortelã. Para ficar deliciosamente refrescante, sirva numa taça com gelo."

Um comentário:

Susi disse...

Rose, vi que voce esta me seguindo e passei pra te conhecer,muito bacana seu blog,adorei seu profile,a que receita deliciosa voce sugeriu.
um beijo e espero te encontrar mais vezes.