segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabéns, São Paulo!!!

São Paulo comemora hoje 456 anos.

Turistas e paulistanos responderam a uma pergunta: Que sentimentos a cidade desperta? E nasceu o mapa das sensações. São atrações que mexem com os cinco sentidos, que surgem em um roteiro turístico na cidade de concreto. O mapa das sensações é nosso guia.

Assista o Vídeo e veja a reportagem de Neide Duarte para o Bom Dia Brasil: "O lugar da visão fica no espigão da Paulista, uma colina que se estende por mais de cinco quilômetros e corta São Paulo de sul a oeste. De lá se avista a Serra da Cantareira, que sempre soube dar limites a esta cidade, e o Pico do Jaraguá, o senhor do vale para os índios tupis. O ponto mais alto de São Paulo sempre foi referência para os indígenas. Depois de longas caminhadas pela mata era ele o sinal: estavam em casa outra vez.
A língua agora é o latim, o canto gregoriano dos monges beneditinos. O lugar da audição é no centro da cidade, no Mosteiro de São Bento. Estamos em espaço sagrado. Somos muitos. Ajudamos a compor o desenho das orações. Fazemos parte da arquitetura também.

Conheça o Mapa das Sensações de São Paulo

Às 12h, a missa termina e a capela do terceiro andar, além da clausura, lugar nunca antes visitado, está aberta, como os livros sobre os bancos. Na frente, onde fica o altar, o espanto de uma avenida atravessando o espaço do espírito. Parece que São Paulo é sempre movimento e pressa, até as quaresmeiras que deveriam florir bem depois do carnaval, apressadinhas, no ritmo da cidade, já estão todas em flor.
O mapa das sensações de São Paulo serve de orientação para buscar onde os sentidos da cidade estão mais aguçados. O paladar, por exemplo, os cheiros e sabores se espalham pela cidade inteira, mas certamente começam no mercado municipal da Cantareira, onde o perfume e o sabor dos alimentos se misturam ao perfume da memória e dos sentimentos.
“Para mim, o mercado tem cheiro de infância. Meu avô nos trazia. Eu trouxe o meu sobrinho de Joinville”, lembra a geógrafa Áurea Regina Moreira. “Se o cara vem a São Paulo e não vai ao mercadão, eu sou de Rio Branco (AC).
Cheguei ontem mas já estou aqui fazer as m minhas comprinhas”, afirma o comerciante Haroldo Dutra. “O mercado municipal tem cheiro de prazer. Eu adoro aqui, aqui é o meu shopping”, diz a cozinheira Maria de Lourdes dos Santos.
Quem olha para essas frutas, todas lindas, bem vestidas em coloridos papéis de seda, parece mesmo que está em um shopping center. Frutas da moda, esquisitas e estrangeiras, misturadas as nossas velhas conhecidas.
“São cheiros diferentes, mas é praticamente, cheiro de sucesso”, opina Paulo Azana. “São Paulo tem cheiro da vida, do amor, da boemia, das pessoas brasileiras”, enumera o vendedor Roberto Xavier.
Ao todo, o mapa das sensações destaca 20 pontos da capital paulista que devem ser visitados por quem vem ou mora na cidade. Eles foram escolhidos por pessoas que já estiveram nos locais e deram depoimento para uma espécie de detector de mentiras. Ou seja, os lugares são mesmo inesquecíveis".

Nenhum comentário: