segunda-feira, 6 de agosto de 2012

The Newsroom, estreia no Brasil

Assisti nesta noite de domingo, no canal HBO a estreia da nova série "The Newsroom" de Aaron Sorkin. Ele é produtor, roteirista e ficou famoso com The West Wing - ganhou o Oscar pelo roteiro do filme A Rede Social.

The Newsroom acompanha os bastidores de um telejornal de conteúdo político e opinativo. Will McAvoy (Jeff Daniels) é o temperamental co-âncora de um programa exibido por uma TV a cabo. Ao voltar de férias, descobre que seu colega foi embora, levando com ele sua equipe técnica. Assim, Charlie Skinner, chefe idealista de Will, decide formar uma nova equipe de produção, escolhendo Mackenzie MacHale como produtora executiva. Acontece que ela é a ex-namorada de Will, uma relação que não terminou muito bem. Assimilando rapidamente sua nova situação, o temperamental Will muda sua postura agressiva em relação aos colegas, assumindo também a tarefa de moralizar o jornalismo americano. Elenco de "The Newsroom", nova série de Aaron Sorkin (Fotos: HBO)
O discurso de Will no início do episódio piloto determina o rumo da história que está sendo desenvolvida para a temporada: a América se perdeu, mas pode se reencontrar. Em entrevistas, e na série, Sorkin cita Dom Quixote como referência do trabalho que Will se propõe a fazer. Enfrentando ‘moinhos’, ele desafia o sistema e a mentalidade social já enraizada para tentar moralizá-los.



Situada entre os anos de 2010 e 2011, em uma redação que só existiria no mundo do Além da Imaginação, a primeira temporada apresenta o trabalho de Will e sua equipe cobrindo notícias reais do nosso passado recente. Sabendo qual foi o desdobramento da notícia, Sorkin traça para Will e sua equipe o caminho que devem seguir para que possam chegar primeiro e com mais precisão aos fatos que estão sendo noticiados. Desta forma, o grupo está sempre à frente dos outros veículos, e quando esses erram, Will e sua equipe acertam.


É bem interessante, principalmente para quem atua na área de telejornalismo - muita ação e fogueira de vaidades numa produção de TV. A série passa a impressão de que eles foram bem sucedidos porque seguiram o ‘caminho jornalístico correto’ e os outros veículos não. Por ser um passado recente, o público também é capaz de identificar qual informação é válida e qual não é, dando aos personagens seu apoio e parabenizando-os pela decisão ou opinião acertada.


Acesse a programação: http://www.hbomax.tv/the-newsroom/


Nenhum comentário: