sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Abel Neto, um Jornalista Movido a Esportes

Na noite desta última quinta-feira, participei do "Encontros esportivos Aceesp & Tracto", um bate-papo muito descontraído com o jornalista e repórter esportivo da Rede Globo, Abel Neto. A conversa foi muito boa e por quase duas horas, na sede da ACEESP- Associação dos cronistas esportivos de São Paulo em parceria com a @TractoBr por todos os presentes que absorviam atentos várias dicas do dia a dia e histórias bem interessantes.

Abel Neto, de forma bastante descontraída e simpática, ao se apresentar contou de onde surgiu o interesse por esportes - desde pequeno. Seu pai foi jogador de futebol e ele sempre leu muito sobre o assunto e demais modalidades; se formou em jornalismo em Santos e seu início de carreira foi no Diário Lance. De lá foi para a afiliada da TV Globo em Santos e "caiu no mundo". Ele Cobriu Copa do Mundo de futebol, Olimpíada, presenciou as medalhas de ouro do vôlei feminino e da Mauren Maggi em Pequim 2008.

Uma das histórias contadas por Abel foi o ponto alto do bate-papo. Em 2008, antes das Olimpíadas de Pequim, ele foi à Jamaica gravar reportagens sobre futebol e atletismo. Para o último dia da viagem de uma semana, estava agendada a entrevista com um então desconhecido, Usain Bolt. Como ele já havia feito várias matérias, Abel optou por cancelar aquela gravação por considerar-se com material coletado suficiente. Poucos meses depois, Bolt se tornaria um mito do atletismo nos Jogos da cidade chinesa e, até hoje ele não se perdoa.

Apontar o próprio erro foi uma lição transmitida numa narrativa cativante e educativa, assim como numa outra ocasião em que estava na China e teria a manhã de folga, estava tudo "redondinho", mas insistiu com seu câmera para irem à praia. Lá encontraram uma outra cultura: mulheres totalmente vestidas, com chapéus, luvas, passeando... Colheram imagens inéditas enviaram ao Brasil e conseguiram matérias bem interessantes.

No final do bate-papo, todos os presentes foram atenciosamente atendidos por Abel - um a um para fotos e até entrevistas.

Matéria nova vindo por aí... É só aguardar.

Um comentário:

Natália Oliveira disse...

Que coisa essa do Usain Bolt, né? Eu não me perdoaria. rs. Hoje essa matéria seria uma preciosidade. Mas...vivendo e aprendendo.

Beijos