sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Origem das Férias...

E eis que chega sexta-feira, a primeira do ano, seguida de uma deliciosa semana atípica! Faxinão completo em todo o interior do "recôndito de meu lar" e apesar de não estar viajando por opção, estou aproveitando o momento para descansar, "visitar os porões de minha alma e ventilar minha mente..." - rs, passear dentro (e fora) de casa - estava com muitas saudades, revisitar cantinhos outrora esquecidos e aparentemente abandonados em todos os sentidos, caminhar - apesar da chuvarada aqui em São Paulo numa parte do dia, ler, sem pressa pra terminar,......, tirar sonecas a tarde em meio a um outro tipo de cansaço - o das férias (como elas são preciosas, deliciosas e revigorantes!), não ter horários tão rígidos, falar ao telefone, reencontrar amigos, almoçar de formas diferentes com várias deles,... e por aí vai. E pra combinar com meu novo momento neste novo ano, esta varanda maravilhosa - não é minha casa, mas apenas para simbolizar que preciso absorver todo tipo de refrigério possível a fim de retomar o ano com a "bateria recarregada" e encarar as novidades que estão por vir.
Eu recomendo!!! Aliás, ia me esquecendo de mencionar sobre a origem das férias, assunto que estava querendo mencionar há um bom tempo aqui. Segundo o dicionário, a palavra "férias" surgiu das palavras latinas feria ou feriae, que designavam um dia de descanso entre os romanos e, mais tarde, foram ligadas aos feriados de ordem religiosa. No século III d.C., Constantino considerou os dias da semana em seu calendário como Prima Feria, Secunda Feria, Tertia Feria, Quarta Feria, Quinta Feria, Sexta Feria e Septima Feria.
No Século IV, o primeiro dia da semana mudou para Dominicus Die (Dia do Senhor) e o sétimo dia da semana se tornou Sabbatu, dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única que manteve feria (no nosso caso, feira) nos dias da semana. O direito de férias foi conquistado no Brasil no início do século XX. Desde então, todo trabalhador tem direito a 30 dias após 12 meses de trabalho contínuo e claro, as férias escolares podem chegar a 120 dias, distribuídos entre os meses de janeiro, julho e dezembro.
Em síntese: descansar, desintoxicar e cuidar de nosso corpo e de nossas mentes é essencial para ter o vigor físico e emocional de que precisamos para adquirir, administrar e desfrutar das coisas boas da vida. Todo descanso vale a pena, desde que desfrutado no tempo (e no local) certo.

Um comentário:

ILMARA disse...

Amei a mensagem!!!

Miga, feliz 2011, cheio de realizações, vitórias, paz e saúde.

Te amo em Cristo,

Ilmara