quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mulheres Boazinhas Não Enriquecem - Nice Girls Don´t Get Rich...

E por falar em finanças, estou lendo um dos livros que ganhei de amigo secreto neste fim de ano: “Mulheres Boazinhas não Enriquecem”, da Editora Gente e estou amando, devorando e louca para aprender tantas dicas ali contidas logo no começo do ano.
Exatamente hoje li 03 belas sugestões de Bárbara Stanny, uma outra autora citada pela Lois e estiveram juntas num especial da CNN sobre mulheres e dinheiro; com base em sua própria experiência e aprendizado pelo caminho mais difícil sobre formas de começar a se alfabetizar financeiramente ela sugere:
1 – Dê a si mesma de três a seis meses sem fazer nada. Em vez de agir, use uma parte de todo dia seu para ler algo a respeito de dinheiro – mesmo que seja apenas o cabeçalho da seção de negócios do jornal, pois uma boa medida para ficar mais esperta em matéria de dinheiro é começar a se familiarizar com ela;
2 – Converse sobre dinheiro. Em nossa sociedade, ninguém fala de dinheiro. Inicie uma conversa sobre dinheiro toda semana – de preferência com alguém que conheça mais do assunto que você. Pergunte às pessoas como elas administram os seus bens. Sugue o cérebro delas...
3 – Comece a fazer uma poupança. Não importa se é de R$ 5,00 reais ou de R$ 500,00. Adquira o hábito de fazer poupança. Transfira automaticamente uma determinada quantia para a tal caderneta, todo mês. Se houver uma emergência, você terá para o que apelar em lugar dos pais, amigos, ou, pior ainda, do ex-marido. Depois de alguns meses, comece a investir naqueles fundos de participação sobre os que andou lendo e conversando.

Um pouco sobre o livro:
Através de conselhos francos e informações importantes, Lois P. Frankel discute os 75 erros financeiros que impedem as mulheres de ter a riqueza que merecem. Ela ajuda você a descobrir o raciocínio financeiro que a está mantendo presa a padrões antigos, relações de dependência e empregos em pagam do que devia.

Depois que você chegar à raiz do problema, Frankel lhe ajudará a resolvê-lo. A partir da compreensão do mundo das finanças, você saberá os comportamentos que precisa mudar, como fazer opções inteligentes na hora de investir e como ter a vida que você sempre sonhou, antes do que imagina.

Alguns erros mais comuns das “mulheres boazinhas”:

- Erro 10: preferir continuar sendo uma analfabeta financeiramente. Saber é poder. Aprenda a administrar suas grandes compras, investimentos e atividades bancárias.

- Erro 20: usar compras como muleta emocional. Compreenda suas emoções; não faça compras só para levantar o astral.

- Erro 45: Economizar em lugar de investir. O medo pode manter seus recursos em contas que rendem juros baixos. Eduque-se em matéria de investimentos. Enriqueça!

“Ser analfabeta financeiramente é uma escolha, assim como decidir enriquecer...”. Comece a ler o livro e pare de errar, caminhando rumo à realização de seus sonhos. E, segundo Lois, riqueza nem sempre quer dizer ter patrimônios e muito dinheiro acumulado, mas desfrutar do melhor desta vida na terra com recursos de forma inteligente.

Nenhum comentário: