terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dicas para uma Barriga (e Corpo) em Forma e Saudável

Agora que as grandes festas passaram, acho que é uma boa hora para retomar a consciência de uma alimentação e hábitos saudáveis e, o primeiro passo para ter uma barriga (e o corpo inteiro) em forma é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios (veja a imagem abaixo, que inspiradora - e não valeu apenas para o ano de 2010, mas vale para "sempre"..., OK?).

Alimentos que produzem gases como refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, enlatados e embutidos (linguiça, presunto, frios em geral,... ) devem ser evitados. Esses alimentos também retém líquidos e incham a barriga.

Segundo especialistas, abdominais não diminuem a barriga. A única responsável em sumir com ela é a dieta que faz desaparecer a gordura que esconde os músculos. Os 10% restantes dependem de um treino de força. Como todos os outros músculos do corpo, os abdominais precisam de descanso. O ideal é treinar em dias intercalados, com carga e poucas repetições.

Qualquer um pode ter uma barriga e um corpo bonitos. Basta fazer escolhas alimentares certas, associadas a um bom treino de musculação. Para acelerar o metabolismo o ideal é se alimentar a cada três horas, com 5 a 7 pequenas refeições diariamente. Os nutricionistas alertam para nunca esperar bater a fome. Com muito apetite, se fica menos seletivo quanto a qualidade - e quantidade do alimento.
No controle da alimentação é fundamental tomar um bom café da manhã. Ele acorda o metabolismo e o mantém em bom funcionamento o dia todo. Beber água em jejum e ao longo do dia é fundamental para limpar o organismo. O líquido também engana a fome e acelera o metabolismo quando é consumida gelada.

Certa vez, ouvi um comentário valioso e tento praticar, embora as vezes dou uma vacilada: "No café da manhã devemos comer como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo". - Pense nisso e mãos à obra! Sua saúde e seu corpo agradecerão...

Nenhum comentário: