quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Flor mais Bizarra do Mundo

Interessante uma matéria que li no Globo Rural sobre a flor considerada mais bizarra do mundo. Escondida no meio das florestas asiáticas, ela está correndo risco de extinção. Para evitar que isso aconteça, a solução foi incentivar o ecoturismo para que viajantes conheçam a rara flor, chamada raflésia.

Ela só nasce em algumas parreiras de Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. Por ser uma parasita, não possui hastes ou folhas, mas sua enorme flor de cinco pétalas pode ter mais de um metro de diâmetro. A planta também é chamada de “flor-cadáver”, devido a seu forte cheiro de carne podre. Esse odor e sua forma de esfera maciça e carnuda é atrativa para os insetos.

A raflésia está sob ameaça de extinção devido ao desmatamento das florestas asiáticas e a sua exploração para a medicina tradicional. Agora, as tribos indígenas da Malásia, que colhiam as flores para vendê-las, estão sendo treinadas para protegê-las e para serem guias de ecoturismo na região.

“Antes, apenas os mais velhos recolhiam as flores porque sabiam onde elas nasciam. Os mais jovens não entravam dentro das florestas, mas agora eles sabem ir até elas”, disse Long Kadak, membro da tribo Semai em Perak, da Malásia, a cidade onde o ecoturismo para a flor foi criado. Ela é uma das doze guias e diz que agora que sua tribo descobriu o valor das raflésias, não deixam que ninguém as tire da natureza, e que conhecimentos e habilidades tradicionais estão sendo retomados.

“Dez anos atrás nós pensamos que se esta situação continuasse, veríamos a extinção da raflésia”, disse em entrevista, Abdul Latiff Mohamad, especialista na planta da Universidade Nacional da Malásia. O número de espécies de raflésias não é um consenso, mas a maioria dos cientistas acredita que sejam 24, sendo que três já estão extintas.

Do jeito que amo todas as flores, das mais simples às mais nobres, até que gostei! Ela só poderia ser um pouquinho mais cheirosa...

Nenhum comentário: