sábado, 6 de fevereiro de 2010

Calor, Sorvete. Calor, Sorvete. Calor, Sorvete...

Ai que calorão!!! E não é apenas no Sul do País, mas em "Sampa" - terra da Garoa, também...

Amei o Jornal Hoje (de hoje) que forneceu algumas dicas de sorvetes variados - para todos os gostos, excelentes pedidas para se refrescar no verão.

Vamos ao vídeo?

"Os gaúchos, que estão sentindo um calorão, prepararam boas receitas dessa delícia de todo verão. Em Porto Alegre, o chimarrão foi trocado pelo sorvete. É uma opção para aliviar o calor e deixar o verão mais saboroso. O melhor é que quem gosta de se aventurar na cozinha, pode se divertir criando receitas refrescantes com as frutas da estação.

Os gaúchos, que estão sentindo um calorão, prepararam boas receitas dessa delícia de todo verão. Em Porto Alegre, o chimarrão foi trocado pelo sorvete. É uma opção para aliviar o calor e deixar o verão mais saboroso. O melhor é que quem gosta de se aventurar na cozinha, pode se divertir criando receitas refrescantes com as frutas da estação.

A chef de cozinha Ana Gaspary escolheu duas receitas: o sorvete de melancia e o de abacaxi.

SORVETE DE MELANCIA
1 quilo de melancia
1 litro de água
1 quilo de açúcar
Suco de um limão
Coentro para decorar
1 colher de sopa de licor de laranja
2 colheres de sopa de tequila.

Corte a melancia em cubinhos e retire as sementes. Reserve. Prepare a calda. Ferva por cinco minutos a água e o açúcar. Depois, misture no liquidificador a melancia, quatrocentos mililitros de calda e o suco do limão. Coloque a mistura numa tigela e leve ao freezer por cerca de uma hora e meia.
Então, é só servir.

Para as crianças uma opção divertida é usar a casca da melancia como taça.
Para os adultos, um toque mexicano: acrescente tequila ou licor de laranja e enfeite com folhinhas de coentro.

SORVETE DE ABACAXI
1 abacaxi grande de cerca de 600 gramas
A mesma calda usada no sorvete de melancia
Suco de um limão
Quatro folhinhas de hortelã

Descasque e corte o abacaxi em cubinhos. É preciso retirar aquelas partes pretinhas da fruta. Bata no liquidificador com a calda, o suco de limão e o hortelã. Depois de uma hora e meia, o sorvete está pronto.

Veja abaixo mais receitas deliciosas de sorvete:

SORVETE SALGADO
30 gramas de tomate seco picado
1 quilo de sorvete diet ou de iogurte
1 colher de sal.
Misture no liquidificador os ingredientes. Leve ao freezer. Para montar o prato, coloque as bolas de sorvete com a salada verde da sua preferência. Finalize com pedaços de tomate seco.
SORVETE DE MANGA
1 manga
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 copo de iogurte desnatado.
Pique a manga e coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes. Leve ao freezer por quatro horas. Para ficar mais cremoso, você pode bater o sorvete novamente no liquidificador. Volte ao freezer. Serve duas porções.
SORVETE DE LARANJA
1 e 1/3 de xícara de água
1 colher de sopa de casca de laranja ralada
1 xícara de suco de laranja coado
1 pote de 200ml de iogurte natural desnatado.
Misture a água com o suco, a casca de laranja e o iogurte. Leve ao liquidificador e bata bastante. Coloque em uma forma e leve ao freezer por quatro horas. Retire, bata novamente e coloque no freezer. Serve quatro porções.
CREME DE PAPAIA LIGHT
1 mamão papaia sem sementes, cortado em cubos
1 tijolo de frozen de creme ou sorvete de creme light
10 gotas de essência de baunilha ou uma tampinha.
Bata tudo no liquidificador e coloque no freezer durante quatro horas. Retire e torne a bater por mais dois minutos. Levar ao freezer até endurecer. Sirva em taças individuais. Serve 12 porções."

Nenhum comentário: