sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E o Enem foi Cancelado...

Nos dois últimos dias, praticamente toda a mídia divulgou: várias emissoras de TV, Estadão, Folha, os principais Portais da Internet...

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) ocorreria amanhã e domingo. O furo de reportagem (notícia em primeiríssima mão) mais importante nesta semana, pela repercussão que gerou o cancelamento e por afetar a vida de milhões de pessoas do país inteiro caiu nas mãos da repórter do "Estado de São Paulo" por meio de um telefonema.


Deu certo apenas, porque ela e a direção de redação articularam a melhor forma de lidar com a bomba que tinham em mãos: tentar o acesso ao conteúdo da prova, memorizá-lo e, só depois de confirmar a veracidade do documento, divulgá-lo.
Se a repórter Renata Cafardo tivesse atendido ao telefone sem dar qualquer crédito ao informante, se tivesse desistido de cara de encontrá-lo pessoalmente por medo, ou porque ele cobrava R$ 500 mil, se não tivesse memorizado o maior número possível de questões (já que o jornal não compraria o documento) e se não tivesse entrado em contato com o Inep para confirmá-las, o furo não teria acontecido.
O que aconteceu é bem interessante e vale a pena que a história seja lida pelos leitores do blog: http://blog.estadao.com.br/blog/renata/ (os bastidores).
Fica a lição para os atuais (e futuros) jornalistas, a importância da checagem e preservação das fontes (quem é do meio, sabe do que estou falando). Parabéns, Renata!

Nenhum comentário: