quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Alcachofras. Vamos Degustá-las?

Primavera, e em caráter excepcional com muito frio, chuva e oscilações climáticas, mas o convite às alcachofras surge, em plena safra e seu consumo é celebrado em alto estilo por grandes "Chefs". Considerada uma iguaria exótica, rica em vitaminas e minerais, a alcachofra auxilia no funcionamento do fígado e facilita a produção de substâncias responsáveis pela digestão das gorduras. Aprendi a melhor receita de alcachofras (e também a degustá-las com prazer) com minha sogra que todo ano, desde 1988, surpreendia toda a família com este encanto de iguaria. E o melhor, como dá pra congelar, eu mantinha por semanas porções para 02, 04 pessoas, e as aproveitava mesmo fora da estação ao longo do ano.
Apenas nos últimos 03 anos, "La suegra" não tem mantido muito esta tradição, mas tomara que ela veja este post e volte a cultivar a confecção deste maravilhoso prato (rs).

Vaja algumas receitas para aproveitar este fim de semana prolongado: saudáveis, magníficas, ricas, práticas e gostosas demais:
Alcachofras recheadas

Ingredientes:
4 alcachofras frescas partidas ao meio, limpas e aferventadas
Molho:
½ xícara de chá de azeite 4 dentes de alho 80g de presunto cru fatiado 1 cebola picada 2 tomates sem sementes picados 1 cálice de vinho branco seco 80g de queijo brie ou cammenbert 1 xícara de chá de croutons (cubinhos de pão torrado) Folhas de sálvia, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma frigideira, refogue o alho e passe as alcachofras nesse refogado. Reserve-as mantendo-as aquecidas. Na mesma frigideira coloque a cebola, os tomates e o presunto; deixe refogar e adicione vinho branco. Retorne com as alcachofras regando-as com o molho que se formou. Coloque os croutons, a sálvia e recheie as metades de alcachofra com essa mistura. Ajuste o sal e a pimenta. Disponha as alcachofras já recheadas em um refratário, cubra com fatias de queijo e leve ao forno para derreter.
Rondelli 4 queijos com alcachofras

Ingredientes:
Massa: 1 colher de sopa de azeite 1 colher de água Farinha de trigo (2 a 3 xícaras) Pitada de sal Pitada de açúcar 3 ovos Recheio: 300g requeijão 100g queijo gorgonzola 200g mussarela 100g parmesão ralado.
Molho:
6 fundos de alcachofra 4 colheres de sopa de manteiga 1 dente de alho 1 colher de sopa de farinha de trigo 1 copo de leite 200g de creme de leite 50g de provolone 50g de queijo ementhal 50g de parmesão 30g de gorgonzola Sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Modo de preparo:
(Massa): misture ovos, azeite, água, sal e açúcar. Vá adicionando a farinha e amassando/misturando com as mãos, até a massa ficar encorpada. Estique o máximo possível com rolo de macarrão ou cilindro de massa, polvilhando com a farinha para não grudar. Corte quadrados de 10 x 10 cm. Coloque 2 litros de água para ferver. Com cuidado para não grudar, coloque os quadrados de massa para cozinhar por 8 minutos. Escorra, passe água fria e reserve. Recheio: Pique o queijo gorgonzola e a mussarela com faca. Junte o parmesão e o requeijão, misture bem para ficar homogêneo (não coloque em liquidificador ou mixer) e reserve.

Molho:
Numa panela, derreta a manteiga, junte o alho, o sal, a pimenta e a noz moscada. Adicione a farinha de trigo seguida do leite e deixe engrossar. Agregue o creme de leite e os queijos, baixando o fogo. Adicione os fundos de alcachofra e banhe com o molho. Montagem: Coloque o recheio sobre cada quadrado de massa e enrole como rocambole. Corte na transversal em 4 rondellis (de mais ou menos 2,5 cm cada). Coloque em forma refratária um rondelli ao lado do outro. Cubra com o molho e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.
Lasanha de Alcachofras

Ingredientes:
500 g de massa de lasanha 4 colheres de sopa de azeite 4 dentes de alho 1 cebola picada 2 talos de salsão picado 6 fundos de alcachofras picados 1 lata de tomates sem pele 50g de queijo parmesão ralado grosso Sal, pimenta, pitada de açúcar e manjericão fresco.

Modo de preparo:
Cozinhe a massa até que fique al dente. Depois, passe um pouco de manteiga para que não grude e reserve. Existem massas que não precisam de cozimento.

Molho: Numa panela aqueça o azeite, refogue o alho, a cebola e o salsão. Tempere com sal e pimenta, adicione os fundos de alcachofra e os tomates. Corrija a acidez com o açúcar. Monte a lasanha alternando camadas de massa e de molho.

Esta linda e exótica flor enriquece risotos, pastéis, vinagretes, strogonoffs, sopas, saladas e massas, compondo pratos com outros agregados, fica uma delícia. Bom apetite!

Fotos das receitas: Vania Renzo / divulgação

Nenhum comentário: