domingo, 4 de outubro de 2009

Alfazema ou Lavanda?

Alfazema ou Lavanda é designação comum aplicável a diversas espécies de plantas do gênero Lavanda, de acordo com o dicionário. Ela é usada como cura para a fraqueza e tem um efeito muito calmante. A alfazema é boa se usada como cosméticos para solucionar problemas de peles oleosas. Há vários tipos de alfazema, entretanto os três principais e populares são as inglesas, francesas e italianas.

Se você deseja cultivar alfazema em seu jardim com a finalidade de colher o óleo ou de fazer o outro trabalho do ofício então, precisará plantar a alfazema inglesa; é a escolha perfeita porque tem um perfume muito forte. Ela é sem dúvida, a mais popular das espécies, é reconhecível por sua aparência espessa, compacta pequena...

Tem as folhas muito impressionantes e as flores malva pequenas que aparecem na extremidade das hastes longas. As flores que aparecem em plantas da alfazema inglesa igualmente vêm nas máscaras de azul, de branco e de cor-de-rosa assim como o malva. A concentração mais elevada de óleo ficada situada nas flores da planta da alfazema. A variedade de alfazema francesa é conhecida como a mais resistente e alcança geralmente um metro de altura. Se a planta é aliviada de flores gastas regularmente você verá que ela florescerá por quase nove meses fora da época o que torna a alfazema francesa de um valor excelente para seu dinheiro.








As flores da alfazema francesa podem ser aparadas e secadas nos ofícios tais como descansos do potpourri e do sono. Se você encontra um ponto ensolarado agradável para sua alfazema francesa você estará recompensado com flores que são muito ricas na cor.



O melhor momento para colher flores da alfazema para a secagem é agir imediatamente assim que as últimas flores abriram. Você deve colher as flores quando o tempo estiver ainda fresco de modo que você possa reter a maioria de essência do óleo. Deixe a alfazema colhida em uma obscura e boa área ventilada para secar e remover então as flores das hastes e a loja em um recipiente hermético.São plantas muito aromáticas e utilizadas no fabrico de perfumaria. As suas flores são também usadas, a nível caseiro, para aromatizar armários e roupeiros. Originária da parte ocidental da Região Mediterrânica (Provença e Pirenéus, designadamente) é atualmente muito cultivada como planta ornamental.

Esta paisagem de contornos interessantes de cor lilás, com as suas flores singelas, transmitem beleza e paz. Aprecio a beleza da Natureza na sua forma, na sua cor, no seu aroma e na sua textura... Na Natureza, nada se repete porque tudo é real!

2 comentários:

ChicCult disse...

Eu sempre fui fã do aroma das lavandas. Ainda mais vendo uma plantação dessas, linda, linda.


BeijO!
Anninha Rios
Chiccult.com

Anônimo disse...

Noossa, q linda!! Em que país fica essa plantação?? Parabéns pela delícia de informação.