sábado, 31 de outubro de 2009

Copacabana, Rio de Janeiro - II

Copacabana é assim: livre, leve e solta (detalhe: os quiosques agora são de vidro - lindos!!!).
Logo cedo, já começa o movimento pela cidade - de todos os lados... Homens, mulheres, crianças com babás, cãezinhos com seus donos, ambulantes,... tomam o rumo da praia ou simplesmente caminham pelo Calçadão.
Ah, o hotel azul ao lado do Copacabana Palace é onde nosso amigo trabalha (que chato, trabalhar de frente para o mar e os fundos se deparar com montanhas..., não é?).
Enquanto eu tentava disfarçar meu excesso de peso (banha mesmo) entre óculos, canga e chapéu, percebia que praticamente todas a mulheres, não estavam "nem aí".
Cada um usa o que bem entende, o que faz sentir-se bem...
Mulheres jovens, gordas ou magras, senhoras elegantes ou não, idosas (com pelancas bronzeadas), maquiadas, cheias de apetrechos, animadas, com muita expectativa... saem às ruas sem medo ou vergonha alguma...
atravessavam meu caminho e eu - fui copiando a maravilhosa ideia de curtir aquele "solzão".
Os homens também, muito tranquilos, todos - sem excessão, saem às ruas para curtir uma única coisa: o sol, o mar, a qualidade de vida.
Cada figuraça! Que dá gosto de ver, apreciar, e - fotografar...
Deficientes, ciclistas, policiamento (de "moto" bem no meio da praia), ambulantes - todos procuram tirar o máximo de proveito.
Cachorrinhos acompanhados de seus donos "com a língua de fora" mas felizes (percebi um certo cansaço nos cãezinhos cariocas. Será que são abusados - no sentido de andar muito no sol?).
Interessante que ninguem tem pressa e param para descansar com os cachorros pra lá de cansados, ou seja, são respeitados sim...
Literalmente pessoas parecem "à toa na vida pra ver a banda passar, cantando coisas de amor...".
E não há quem não pare para gingar ao som da bela música, tocada com muito entusiasmo.
Até os turistas (do outro lado do mundo), param, encantados...
Bom, e o sábado continua. Aguarde...

Nenhum comentário: