terça-feira, 13 de outubro de 2009

Na Rota de Copenhague, Diálogos Capitais

E a TV Unisa esteve lá para "ouvir a conversa" sobre os compromissos para uma economia de baixo carbono no mundo para combater as mudanças climáticas. O Brasil terá de assumir acordos de redução de suas emissões globais de carbono. Há caminhos que passam por uma redução drástica do coeficiente de desmatamento da Amazônia – por meio de mecanismos de REDD (Redução Evitada do Desmatamento e da Degradação) e há grandes possibilidades para a construção desta nova economia da biodiversidade através de um eficiente e aplicado zoneamento econômico-ecológico do País.

A revista Carta Capital e Envolverde se unem para lançar uma série de publicações especiais e debates com objetivo de mostrar como será a nova economia global, baseada em novos produtos e serviços com redução de impactos ambientais e maior responsabilidade social. E lançam a questão: Qual o papel do Brasil neste novo cenário? O evento iniciou às 9h com a palestra "Um clima para o mundo" com Sérgio Serra, embaixador extraordinário de Mudanças Climáticas do Itamaraty e em seguida um debate sobre os compromissos pós-Quioto e como o Brasil irá cumprir suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Participaram: moderador – Ricardo Young – Presidente do instituto Ethos, Sérgio França Leão – Diretor de Meio Ambiente da Odebrecht Engenharia e Construção, Sérgio Weguelin, Superintendente da Área de Meio Ambiente BNDES, Virgílio Viana – Diretor Executivo da Fundação Amazonas Sustentável, mantida pelo Bradesco e pelo governo do estado do Amazonas.
Após o almoço, muito gostoso por sinal, e durante a tarde, a programação foi reiniciada com uma palestra sobre "A Economia da Biomassa " por José Goldemberg e um outro debate com os integrantes:
moderador – Dal Marcondes - Jornalista especializado em economia e sustentabilidade, diretor da Envolverde, Linda Murasawa – Superintendente de Desenvolvimento Sustentável - Grupo Santander Brasil, Ana Julia Carepa - Governadora do Estado do Pará, Ladislau Dowbor – Economista e professor da PUC de São Paulo, defensor de um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade, João Norberto Noschang Neto - Gerente de Tecnologia da Biomasa, da Petrobras.
E por fim, um diálogo com o Público para eslcarecer muuuiiitas dúvidas, pois afinal, o assunto é novo, desafiador, polêmico e implica muito $$$$.

Um comentário:

Natália Oliveira disse...

Rô!

O texto ficou claro, objetivo e leve, muito bom!

Adorei! Agora já sei como matar a saudade daquele dia.

Beijos