sexta-feira, 3 de julho de 2009

Coimbra unirá Gastronomia x Literatura

Como recebo visitantes de Portugal diariamente, meu post de hoje é sobre a primeira edição da “Cozinha de Escritores – Semana Gastronomica de Coimbra” cujo objetivo é unir o melhor da literatura ao da gastronomia com início hoje, dia 3 de Julho até o próximo dia 12, em Coimbra.

Além do Turismo de Coimbra, o evento conta ainda com o apoio da Essência do Vinho, responsável pela produção, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Associação dos Industriais de Hotelaria e Restauração do Centro I.M.
Eles esperam a participação de 25 restaurantes da cidade que apontam referências gastronomicas em obras dos escritores Eça de Queirós, Miguel Torga e Cristóvão de Aguiar, cujas vidas estiveram, em algum momento, ligadas à cidade do Mondego.

Os restaurantes são desafiados a reinventar alguns dos mais tradicionais pratos nacionais que surgem mencionados nas obras literárias dos conhecidos escritores e que poderão depois ser degustados pela população residente na cidade. Com este evento, o Turismo de Coimbra pretende colaborar com os setores da hotelaria e restauração de modo a constituir a médio prazo, uma forte identificação de Coimbra com a gastronomia portuguesa, além da afirmação turística da cidade.

Um comentário: