sábado, 11 de julho de 2009

Feijoada da Ana Maria x Angélica, na Argentina


Bom, como hoje cancelei 02 compromissos devido a chuvarada em São Paulo, cá estou eu "blogando" entre uma atividade e outra. Marido trouxe feijoada "da padaria" perto de casa mas que é um primor, com toque caseiro e light e aproveitamos o friozinho para degustá-la.
A idéia não foi só nossa, pois no "Jornal Hoje", Rosana Jatobá apresentou uma reportagem como a feijoada sendo o prato do dia e logo que iniciamos nosso almoço, ao assistir o programa Estrelas, comandado por Angélica, eis que uma de suas convidadas foi Ana Maria Braga.
No cardápio, ela ensina a preparar uma feijoada deliciosa - e light. Além de preparar o prato, Angélica promoveu o encontro da apresentadora com o chef Luis Acuña que mostrou a Ana como se prepara um assado argentino. Com direito a muito bate papo entre um ingrediente e outro.
Claro que Angélica deu a receita e o endereço de onde encontrar a receita na íntegra. Portanto, anote-a inteirinha...
FEIJOADA DA ANA MARIA

- 250g (duzentos e cinqüenta gramas)de carne seca bovina (pode ser lagarto, coxão duro)
- 200g (duzentos gramas) de costela de porco
- 200g (duzentos gramas) de pé de porco salgado
- 100 g de rabo suíno salgado
- 100g de orelha de porco salgada
- 150g de lombo de porco defumado ou salgado
- 100g de língua bovina defumada
- 100g de paio fatiado
- 100g de lingüiça portuguesa fatiada
- 100g de bacon em cubos
- 1kg de feijão preto (deixar de molho em água por 2 horas)
- 5 litros de água
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 150g de alho picado
- 6 folhas de louro- 1 laranja, com casca, cortada ao meio

PASSO-A-PASSO DA FEIJOADA

1 – Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gordura e nervuras. É preciso limpar bem os pêlos(da orelha etc...) e coloque as carnes de molho, em água, por 24 horas, trocando a água de 3 a 4 vezes durante este período.

2 – Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante uns 20 minutos em fogo alto. Jogue a água fora e frite as carnes nela porque ali tem todo o excesso de gordura.

3 – Numa panela alta, coloque o feijão preto e cubra com água acima de 4 dedos. Em seguida coloque as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades e coloque as carnes obedecendo a seguinte ordem: Carne Seca, Pé e Orelha de porco.

4 – Meia hora depois, coloque a Língua, o Rabo e a Costela...

5 – Após meia hora, coloque o Lombo, a Lingüiça, o Paio e o Bacon, cuidando para tirar e jogar fora a gordura que for subindo à superfície, durante todo o cozimento.

6 – Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho, usando uma xícara (de chá) de óleo previamente aquecido, e coloque na panela do cozimento junto com as últimas carnes para cozinhar.

7 - Retire apenas as metades das laranjas, que já cumpriram a missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.

8 – Após duas horas, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, porque nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo. As que já estiverem no ponto, retire-as e reserve-as numa assadeira.

9 – Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando o feijão para a panela e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando

10 – Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, além de uma bela farofa de mandioca.
O local é pitoresco, não? Se você tem família numerosa ou alguns convidados de honra aproveite este friozinho e, mãos à obra porque a receita rende muitas porções. Todos irão adorar!!!

Nenhum comentário: