quinta-feira, 9 de julho de 2009

Exposição "Cuide de Você", por Sophie Calle

Quando o escritor Grégoire Bouillier terminou o namoro com a artista Sophie Calle através de um e-mail, ela decidiu esgotar as mensagens contidas no texto. O resultado da experiência é a mostra que reúne fotos, textos e vídeos em que mais de cem mulheres interpretam a carta de rompimento. Se acontece de ser confrontada, de forma direta a artista Sophie Calle contesta a possibilidade de explorar a própria vida em seus trabalhos "Minha obra é sobre textos, imagens, instalações. Não é um diário ou um blog, não exponho minha intimidade", arrebata a francesa.

Não é isso, no entanto, o que se vê em "Cuide de Você", exposição que chega neste sábado (11) ao Sesc Pompeia, região oeste da cidade de São Paulo e que lhe rendeu o apelido de "Marcel Duchamp da roupa suja emocional", pela mídia britânica.

Sem compreender muito bem o significado da mensagem, a francesa convidou 107 mulheres de diferentes profissões para interpretarem as frases. A mostra do Sesc traz apenas 83 versões e a Mostra, que foi sucesso em Nova York e Paris, faz parte da programação do Ano da França no Brasil.

Nenhum comentário: