sexta-feira, 10 de julho de 2009

Huummm, Dia da Pizza, hoje...

Comenta-se por aí que São Paulo tem as melhores pizzas do mundo, mas, sabemos que gosto é coisa pessoal. De qualquer forma, é impossível negar a importância que essa delícia redonda tem no cardápio e na vida dos paulistanos.

O apego é tão grande que, em 1985, os paulistanos inventaram o Dia da Pizza. A data escolhida pelo então secretário de Turismo da cidade, Caio Pompeu de Toledo, foi 10 de julho, dia em que ocorria o encerramento do primeiro concurso da melhor receita de pizza paulistana. De lá para cá, a pizza conquistou o país inteiro e deixou de ser uma exclusividade paulistana.

Como você vai comemorar o dia da pizza?

Registros históricos mostram que os egípcios já assavam discos de farinha na Antiguidade, mas a pizza na forma que nós conhecemos foi inventada pelos italianos, mais precisamente por Don Rafaelle Espósito.

Considerado o primeiro pizzaiolo da história, Don Rafaelle morava em Nápoles e, em 1889, criou para uma pizza com as cores da bandeira italiana. A combinação da mussarela (branca), do tomate (vermelho) e do manjericão (verde) fez sucesso e a receita foi batizada com o nome daquela que havia inspirado a criação, a rainha Margherita.

Um comentário:

Laurinha disse...

huuuuum! Deu até água na boca!
Tem prato com mais cara de São Paulo do que uma bela pizza?
O blog continua lindo e delicioso Rô!!

Beeijos