sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mudanças no Jornalismo. Quem Supervisionará?

Ele chegou como de costume, aos gritos e sorrisos. E eu, por conhecer suas saídas costumeiras, mal deixei sentá-lo. Atravessei a porta aberta da sala, pouco mobiliada, e motivei uma conversa curta. Minutos depois, voltei à minha mesa com algumas certezas.
José Hamilton Ribeiro, Repórter e Editor da Rede Globo
A semana seria longa e cheia de novidades.Trabalhar em produção de TV lembra muito roda gigante. Ora você está por cima, ora por baixo. Nesse exato momento eu subia. Minha sugestão para o programa Informe-se, transmitido pelo Canal Universitário, foi aceita. Diploma x Jornalismo. A presença de grandes profissionais, como Wagner Belmonte, jornalista da Band, o advogado Paulo Cremonesi e André Freire, do Sindicato dos Jornalistas, comandariam o programa.
Eu e Natália entrevistando o José Hamilton (na Globo)

Ufa! A semana correu. E sexta-feira chegou com toda a adrenalina na bagagem. A equipe se divide em edição, produção e uma outra função “a gente faz tudo e ao mesmo tempo faz nada”. É água, é maquiagem, é arrumar a cadeira e lembra o operador de som, que o Paulo é o da direita. É programa AO VIVO, é toda a sexta-feira e ao mesmo tempo parece que nunca foi. É sempre igual. A cena no estúdio é três câmaras, microfones e um debate, que frisa a obrigatoriedade.

Nós duas, após a entrevista, felizes da vida...

“A decisão do Supremo Tribunal Federal é o resultado de um retardo do poder público que está podre. As pessoas que determinaram que qualquer pessoa pode ser jornalista não sabem o que é jornalismo”, lamenta José Hamiltom Ribeiro na matéria que concedeu a nossa equipe, numa quinta-feira chuvosa, na Rede Globo. Salário, mercado de trabalho, Associação Nacional dos Jornalistas.

Assuntos debatidos com o público que ligou para participar. Conclusão que resume a opinião de boa parte da classe, “é absurda a decisão, é descaso”. Ainda assim, os homens do poder acharam uma brecha na lei, tornaram a exigência inconstitucional.

E é assim que vai ser, é assim que será. Sempre acham um jeito de banalizar o quarto poder, o que poder pode fiscalizar. Quem supervisionará?

Por Rosângela Cianci e Natália Oliveira

Nenhum comentário: