segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sabatina na Folha com Simon Schama

Fui com Natália, conferir a sabatina realizada pela Folha nesta segunda-feira com o historiador britânico Simon Schama, 64. Ele mistura jornalismo e análise e afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, personifica os diferentes perfis de americanos e dos representantes de diversas nações.
"Obama personifica a Ásia, a África e os EUA. Ele parece um americano diferente, mas, na verdade, é uma representação de todos os americanos", disse o historiador, completando que tanto apelo não garante sucesso ao presidente dos EUA diante de tantos problemas.

Autor do livro O Futuro da América, recém-lançado no Brasil, já investigou em obras anteriores a Revolução Francesa, a história da arte e a da Inglaterra. No novo livro, ele busca retratar a transformação pela qual os EUA passam. O historiador viajou pelo país acompanhando os candidatos à Presidência e visitando sítios históricos.
O resultado, segundo definiu em entrevista à Folha, foi "uma tentativa perigosa de juntar reportagem contemporânea com análise histórica". No evento desta segunda, Schama respondeu perguntas de Sylvia Colombo, editora da Ilustrada, Rodrigo Rötzsch, editor de Mundo, Claudia Antunes e Rafael Cariello, repórteres da Folha, e da plateia presente no auditório do Teatro Folha. Assista o vídeo acima e saiba tudinho...

Nenhum comentário: